Ao longo da história da fabricação de carros Porsche, este icônico fabricante alemão de carros ofereceu algumas opções diferentes de transmissão automática, tais como o sistema Sportomatic, o sistema Porsche Tiptronic ou o mais novo do grupo, o Porsche PDK.
O objetivo de todos estes três sistemas era melhorar ainda mais o desempenho dos modelos Porsche em comparação com uma transmissão manual regular. O mais antigo sistema Sportomatic era bastante enfadonho e desajeitado e o sistema Tiptronic foi uma melhoria definitiva. O impressionante PDK é a mais nova transmissão de última geração da Porsche.
A maneira mais fácil de diferenciar a caixa de câmbio Tiptronic e PDK é o fato de que uma caixa de câmbio Tiptronic usa um conversor de torque automático, e uma caixa de câmbio PDK usa um sistema de embreagem.
Isto significa que o sistema Tiptronic permite controlar manualmente uma transmissão automática, e o PDK permite controlar automaticamente uma transmissão manual. Entre os dois, o PDK é uma opção de transmissão superior, e o Tiptronic é agora bastante antigo e certamente não tem a mesma capacidade.
Transmissão Porsche Sportomatic
A caixa de câmbio Sportomatic Porsche é considerada uma caixa de câmbio automática, mas, com toda honestidade, a Sportomatic nunca foi uma verdadeira caixa de câmbio automática porque este sistema só permitia a troca de marchas através de um padrão regular de 4 ou 3 velocidades H sem um acoplamento de embreagem.
Isto significa que este sistema tinha um micro interruptor especificamente projetado que acionaria para abrir a válvula pneumática no momento em que você pressionasse a alavanca de câmbio. Isto faria com que um cilindro de vácuo desengatasse a embreagem para permitir que você troque de marcha.
O sistema Sportomatic ofereceu uma versão antecipada de um conversor de torque que permitiu que você não paralisasse o carro ao parar. O sistema também oferecia um conversor de torque multiplicador que permitia que o motorista se afastasse em qualquer uma das 4 marchas sem empatar.
Embora a maioria das pessoas tenda a pensar que a caixa de câmbio Sportomatic era uma transmissão automática, ela ainda exigia um envolvimento decente do motorista, o que significava que ela não era de forma alguma uma transmissão automática tradicional.
Porsche Tiptronic
Em 1995, a Porsche introduziu a transmissão Tiptronic para o modelo Porsche 911 993. Este foi o primeiro Porsche verdadeiramente automático porque eliminou a necessidade de envolvimento do motorista em comparação com o modelo anterior Sportomatic semi-auto.
O sistema Tiptronic foi também a primeira transmissão Porsche a tirar proveito das pás de câmbio montadas no volante. O Tiptronic foi uma caixa de câmbio razoavelmente capaz para seu tempo, mas a recepção geral deste sistema não foi muito positiva.
Isto porque a maioria dos conversores de torque automáticos desta época eram bastante desajeitados e lentos para responder. A Ferrari também ofereceu o controverso conversor de torque F1 automático, que também não era muito amado pela maioria dos entusiastas de automóveis.
Atualmente, os Tiptronic 911s não são tão populares como os 911s de transmissão manual regular daquela mesma época, e os valores associados a estes modelos certamente refletem isso. Uma boa caixa manual Porsche é muito melhor do que um Tiptronic ou um sistema Sportomatic.
Caixa de engrenagens Porsche PDK
Após o questionável recebimento do sistema Tiptronic, a Porsche introduziu o sistema PDK em 2009 para produção em série, e desde o lançamento do sistema PDK, a Porsche tem continuado a melhorá-lo. É seguro dizer que o sistema PDK é a única transmissão automática superior da Porsche em comparação com um manual normal da Porsche.
Este sistema tem suas raízes em Le Mans racecars dos anos 80, e os mais novos modelos equipados com PDK da Porsche são incrivelmente capazes, principalmente devido a esta opção de transmissão superior. Todos os modelos Porsche Panamera, Cayenne e Macan vêm apenas com uma caixa de câmbio PDK.
Entretanto, alguns modelos 911 e Boxster/Cayman podem ser equipados com uma transmissão manual sem o pagamento de uma taxa adicional. Vale notar que a maioria dos clientes da Porsche prefere o sistema automático PDK ao invés de um manual, e isto não pode ser dito sobre qualquer outra transmissão semi-automática/automática da Porsche.
O PDK Porsche é uma versão mais rápida, mais confiável, mais suave, mais durável e mais eficiente no consumo de combustível do sistema anterior Tiptronic. A caixa de câmbio PDK também é equipada com inúmeras características adicionais, tais como a correspondência automática de reversão, funcionalidade de calcanhar e dedo do pé fáceis e controle de lançamento.
Seção FAQ
O redutor Porsche PDK é mais confiável do que o redutor Porsche Tiptronic?
O Porsche PDK é uma atualização significativa em relação ao sistema Tiptronic da geração anterior em quase todas as maneiras possíveis, incluindo a confiabilidade. Atualmente, a Porsche testa a maioria de seus modelos por até 186k milhas, e a Porsche afirma que o PDK durará a vida inteira se você tomar o devido cuidado com ele.
E, a julgar pelos dados disponíveis, a Porsche não está longe da verdade. O mesmo não pode ser dito sobre o sistema Tiptronic. Isto se deve principalmente ao fato de o sistema Tiptronic ser muito mais antigo comparado ao PDK, mas o Tiptronic ainda é bastante confiável se mantido corretamente.
O PDK Porsche é mais adequado para um Porsche Cayenne em comparação com um Tiptronic?
Um Porsche Cayenne não é um 911 porque os 911s são simplesmente construídos de forma diferente. Um Cayenne é um SUV esportivo capaz, mas as credenciais de desempenho até mesmo dos modelos Turbo Cayenne mais potentes não estão nem perto do platô base do 911.
Muitas pessoas pensam que um conversor de torque como o Tiptronic é muito melhor do que uma transmissão de dupla embreagem porque algumas embreagens duplas são muito desconfortáveis em velocidades mais baixas. E este certamente é o caso de algumas embreagens duplas, mas não do PDK Porsche. O PDK é um dos sistemas de embreagem dupla mais sofisticados que existem, se não mesmo o mais sofisticado.
Uma caixa de câmbio de embreagem dupla é melhor em todos os sentidos em comparação com um conversor de torque automático?
As transmissões de embreagem dupla são geralmente mais rápidas, mais suaves, mais eficientes e mais confiáveis em comparação com um conversor de torque mais antigo. Mas, alguns fabricantes de automóveis, como a BMW, estão abandonando um automóvel de dupla embreagem para um conversor de torque mais regular em modelos como o novo LCI 2021 BMW M5.
Isto porque a embreagem dupla no antigo M5 estava um pouco nervosa demais em velocidades mais baixas, e o novo conversor de torque é tão rápido e confiável quanto a embreagem dupla antiga, mas sem a diminuição do conforto em baixa velocidade. Entretanto, um Porsche PDK é tão bom que não há necessidade de um conversor de torque rebaixado em direção a um conversor de torque regular.