O Citroën DS5 é um hatchback familiar compacto, fabricado pela empresa francesa entre 2010 e 2018. O DS5 é um carro que combina um design exterior e interior realmente bonito com motores Citroën, mas com o toque adicional de uma experiência de direção dinâmica. Como tal, o DS5 ainda é um carro bastante popular no mercado de segunda mão.
Em termos de confiabilidade, o DS5 não é o melhor, uma vez que consegue sofrer de algumas questões comuns. Os problemas mais comuns com o DS5 estão relacionados à eletrônica do carro, como a câmera retrovisora, o sistema de informação e entretenimento, e um monte de outros pretos e gremlins. Outros problemas incluem problemas com vazamentos que podem ser perigosos se deixados sem vigilância.
O DPF (filtro de partículas diesel) também é conhecido por falhar em alguns carros e isto pode custar bastante dinheiro para consertar. O motor de partida também é conhecido por falhar porque foi colocado em um local ruim que pode acabar com um curto-circuito que pode danificar os fios ao redor.
Também temos que mencionar problemas com suspensão, já que os rolamentos são conhecidos por falharem em alguns modelos. Estes terão que ser substituídos pelo menos uma vez durante a vida útil do carro, o que não é a coisa mais barata e fácil de se fazer. Em suma, o DS5 não é o carro Citroën mais confiável já fabricado, mas ainda pode ser um bom carro usado se você souber como comprá-lo.
Citroën DS5 – Questões elétricas
Os problemas elétricos são os mais comuns com o Citroën DS5, especialmente aqueles relacionados com a câmera de visão traseira do carro, o conjunto de conectividade do carro e o sistema de informação e entretenimento do carro. Todos estes três são conhecidos por apresentarem falhas ou falharem completamente. A reprogramação destes sistemas freqüentemente resolve o problema, mas às vezes eles precisarão de uma substituição completa.
Também precisamos mencionar que o DS5 às vezes sofre de problemas com a função sem chave que também pode ser reprogramada ou substituída. Os faróis podem acumular condensação, o que leva à necessidade de substituir completamente os faróis.
Citroën DS5 – Vazamentos
Os vazamentos podem muitas vezes ser algumas das questões mais frustrantes e totalmente perigosas que um carro pode enfrentar e, infelizmente, o DS5 é um desses carros. Sabe-se que o óleo vaza de uma mangueira conectada ao turboalimentador que precisará ser substituído, caso contrário, o carro pode sofrer um monte de danos mecânicos ao longo da linha.
Alguns proprietários relataram que os modelos DS5 também sofrem vazamentos de combustível, o que pode ser um problema ainda maior, pois os vazamentos de combustível podem acabar explodindo em chamas no carro. Como tal, se você encontrar qualquer vazamento, certifique-se de levar seu carro a um revendedor e resolva o problema imediatamente, pois você não quer correr o risco de danificar qualquer outra parte do carro.
Citroën DS5 – Questões DPF
O DPF (filtro de partículas diesel) é projetado para converter partículas nocivas feitas pela queima de diesel em substâncias menos nocivas antes de liberá-las na atmosfera. Isto significa que um DPF totalmente funcional é necessário para que o carro possa sempre passar nos testes de emissões. Entretanto, o DPF pode entupir ou falhar completamente.
A maneira de remediar isto é limpar o DPF e remover todos os entupimentos ou substituir completamente o sistema, o que provavelmente é a melhor idéia, pois resolve o problema a longo prazo.
Citroën DS5 – Problemas do motor de arranque
Graças a um motor de partida mal colocado, o carro pode sofrer um curto-circuito que pode danificar os fios ao redor que terão que ser substituídos. Esta questão é comum em muitos modelos Citroën DS e é por isso que a Citroën se certificou de encontrar uma maneira de consertar isto para que não volte a acontecer.
Como tal, se você experimentar estes problemas, certifique-se de levar o carro até a concessionária onde ele irá deslocar o motor de partida para um lugar melhor onde ele não possa causar um curto-circuito e causar qualquer dano adicional. A Citroën é conhecida por resolver este problema gratuitamente, portanto não deixe de exigir que se seu carro não for muito velho.
Citroën DS5 – Problemas de suspensão
Para completar a lista das questões mais comuns do Citroën DS5, também precisamos mencionar que o carro freqüentemente sofre de problemas relacionados à suspensão, mais especificamente os rolamentos. Se você passar por cima de uma lomba ou de um buraco e ouvir estalidos, é provável que seus rolamentos estejam se aproximando do fim de sua vida útil.
Você terá que substituí-los pelo menos uma vez durante sua posse do DS5 para que seu carro seja tão confortável e seguro quanto deveria ser.
Seção FAQ
Devo comprar o Citroën DS5?
Se você gosta destes tipos de carros e se você gosta da aparência do DS5, você deve realmente considerá-lo. Ele pode não ser tão luxuoso quanto alguns outros hatchbacks alemães, mas ele subcotou seus rivais alemães no preço, o que faz com que ele valha a pena. O D5 é um carro interessante porque não se parece com nenhum outro carro na estrada.
Isto também significa que o design do DS5 parece estar envelhecendo muito bem, pois o carro ainda parece fresco hoje em dia. Por outro lado, se você não gosta destes tipos de carros, você não vai gostar realmente do DS5. Além disso, não é o carro mais confiável do mercado, o que de certa forma arruína o benefício geral do valor.
Quanto tempo pode durar um DS5 Citroën?
É realmente difícil responder corretamente a esta pergunta, pois há demasiados fatores que afetam o tempo que qualquer carro pode durar. O Citroën DS5 com manutenção adequada e oportuna deve ser capaz de durar pelo menos 100.000 a 200.000 milhas sem precisar de grandes revisões. Se você não conseguir mantê-lo, ele vai morrer muito mais cedo do que isso.
O DS ainda faz parte da Citroën?
A sub-marca DS finalmente deixou a Citroën em 2015 porque eles queriam se separar de uma marca de nível econômico a fim de ter sua própria filosofia de marca que lhes facilita a fabricação e a venda de carros de luxo.