Problemas comuns com o Mercedes W203

Com mais de 46 iterações diferentes, o W203 é um dos sedans Mercedes mais coloridos que já existiu. O W203 esteve em produção entre 2000 e 2007, e nesse período o W203 foi utilizado tanto por empresários quanto por taxistas. O W203 também era um carro familiar incrivelmente popular, enquanto muitas pessoas em todo o mundo ainda usam os modelos Mercedes W203 como seus motoristas diários.

O W203 não é o modelo Mercedes mais confiável de todos os tempos, mas a maioria das questões associadas com o W203 se deve à parte elétrica. Isto significa que não há muitos problemas mecânicos potenciais que possam aparecer, o que significa que o W203 é capaz de durar muito tempo se for devidamente cuidado.

Entretanto, os problemas mais comuns que afligem o W203 são ferrugem, módulos SAM defeituosos, problemas de suspensão frontal e problemas causados por todo tipo de vazamentos. O W203 também experimenta muitos problemas elétricos potenciais que tendem a atormentar as luzes externas e internas, e muitos outros acessórios e controles dentro do carro.

Tudo somado, o W203 é capaz de durar muito tempo, mas somente se for bem mantido. Ainda há muitos destes em todo o mundo, o que significa que a maioria das pessoas ainda não está pronta para desistir do W203 porque é um bom carro em geral.

Problemas de corrosão do Mercedes W203

O W203 não é um carro de 20 anos de idade, o que significa que muitos destes já viram dias melhores. Os carros de maior quilometragem que não foram mantidos e devidamente tratados tendem a sofrer de altos níveis de manchas de corrosão que aparecem nos poços das rodas, nos arredores das janelas e debaixo das portas.

  Devo enferrujar meu Mercedes?

Estes devem ser fixados imediatamente, caso contrário, a ferrugem se espalhará e potencialmente até mesmo retirará o carro para sempre. Como tal, se você estiver atrás de um W203, certifique-se de inspecionar todas as áreas vulneráveis para detectar quaisquer sinais de ferrugem. Se você de fato encontrar algum, simplesmente pule-o e entre no carro, pois a ferrugem não é algo que possa ser resolvido facilmente.

Módulos SAM com defeito do Mercedes W203

O módulo SAM, ou o Módulo de Aquisição de Sinal, foi projetado para sincronizar todos os componentes elétricos dentro do carro, o que significa que se ele começar a causar problemas, o que inevitavelmente acontecerá em algum momento, você provavelmente notará que seu indicador de combustível não está funcionando, suas luzes não estão funcionando, problemas de chave fob, constante explosão do fusível, e muitos outros problemas elétricos.

Estes precisam ser substituídos sempre que começarem a causar problemas, portanto, certifique-se de fazê-lo imediatamente, caso contrário, você estará arriscando muitos problemas mais caros que poderiam aparecer no final da linha. O módulo SAM é uma verdadeira dor de cabeça para muitos modelos W203, portanto preste atenção extra a ele se você estiver no mercado para W203.

Problemas com a suspensão dianteira do Mercedes W203

Uma das questões mecânicas mais comuns que tendem a aparecer no W203 são os modelos associados às buchas de suspensão frontal. Se você pressente que seu W203 está sofrendo solavancos de maneira nervosa, a culpa é provavelmente de suas buchas frontais.

  Mercedes AMG GL63 Confiabilidade

Elas precisam ser substituídas no momento em que você notar qualquer problema, pois são conhecidas por falharem por completo, mesmo enquanto dirigindo na rodovia. Como tal, para evitar perder o controle e entrar em um acidente, preste muita atenção às buchas dianteiras.

Vazamentos Mercedes W203

O W203 é um Mercedes antigo, o que significa que ele tende a consumir muito petróleo. No entanto, às vezes o aumento dos níveis de consumo pode ser devido a um vazamento. Além disso, se seu W203 sofre de um vazamento de óleo, certifique-se de consertá-lo o mais rápido possível, pois estes também tendem a acabar no feixe de cabos, o que poderia causar muitos problemas.

O W203 também é conhecido por vazar combustível, especialmente sob a segunda fila de assentos. Se você sentir qualquer odor de combustível entrando na cabine, verifique na parte inferior do carro se há vazamentos de combustível. Estes normalmente tendem a aparecer sempre que você enche completamente o carro.

Problemas no eixo de balanceamento do Mercedes W203

A Mercedes W203 também tende a experimentar problemas com o eixo de balanceamento. Estes estão expostos a níveis relativamente altos de estresse, o que significa que eles desenvolvem rachaduras ao longo dos anos que precisam ser corrigidas se você quiser manter a dirigibilidade de seu carro.

Estes problemas são os mais comuns nos modelos C320 pré-2003, portanto, se você estiver atrás de um destes, não deixe de inspecionar o eixo de balanceamento.

Seção FAQ

Vale a pena o Mercedes W203?

Se você está atrás de um sedan compacto de luxo usado, relativamente confiável e acessível, o W203 é um concorrente digno, tanto porque é barato quanto porque é luxuoso. Dado o fato de que o W203 ostenta o emblema da Mercedes Benz, você está bem ciente de que se trata de um verdadeiro carro de luxo.

  Como determinar qual modelo Mercedes I tenho

Às vezes você não precisa gastar quantias exorbitantes no carro mais novo e tecnologicamente mais avançado para poder sentir o que é o luxo de verdade. O W203 é o exemplo perfeito dessa filosofia, pois é um carro realmente bom.

O Mercedes W203 é um carro seguro?

O Mercedes W203 é realmente um carro muito seguro porque vem com todos os recursos de segurança necessários do século 21, exceto os mais recentes e potencialmente até mesmo desnecessários sistemas de segurança de software ativo. É claro que o W203 poderia se beneficiar de algo como frenagem de emergência automática ou prevenção de colisão, mas estes não são capazes de substituir um motorista designado.

O aspecto mais importante da segurança é um carro bem projetado, à prova de estrutura, que oferece níveis 5 estrelas de classificação de testes de colisão. É seguro dizer que o W203 é de fato um carro assim.

O Mercedes W203 é velho demais para ser comprado?

Os carros de luxo antigos não fazem muito sentido comprar porque se sentem datados e, ao mesmo tempo, caros para manutenção. Com níveis de complexidade tão elevados, os carros de luxo de 20 anos não são os carros usados mais famosos do mercado, muito pelo contrário.

Entretanto, a Classe C W203 está no limite de ser suficientemente nova para que seja uma consideração digna. Não importa o que você pensa do W203, o W203 era um dos modelos Mercedes de maior sucesso na época.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts