Devo enferrujar meu Mercedes?

Ao longo dos anos, a marca Mercedes se tornou sinônimo de luxo e qualidade de construção. Com um bem tão valioso, mas depreciador, é preciso garantir que toda a manutenção necessária seja cuidada.

Décadas atrás, muitos carros Mercedes foram atormentados pela corrosão, e a corrosão é, para todos os efeitos, o maior inimigo de um carro. Os novos modelos Mercedes também vêm com uma garantia dedicada que cobre ferrugem e corrosão por até 30 anos para países específicos.

Se você lava seu carro regularmente, especialmente durante o inverno, quando há muito sal na estrada, e você não dirige seu carro em estradas não pavimentadas com freqüência, não há necessidade de qualquer proteção adicional contra ferrugem. Mas, se você optar por uma proteção antiferrugem, as chances de acúmulo de ferrugem são mínimas ou nulas.

Você pode optar por aplicar uma solução de subrevestimento antiferrugem dedicada, sprays de óleo sem gotejamento ou um módulo eletrônico dedicado. Antes de optar por qualquer um destes, consulte um profissional experiente apenas para ter certeza de que você está bem ciente de todos os produtos específicos disponíveis em sua região.

A prova de ferrugem de um novo Mercedes

Os carros mais novos da Mercedes usam um monte de materiais de carroceria antiferrugem como aço galvanizado ou soluções de proteção específicas fornecidas por uma empresa chamada Permagard, ambas asseguram que os carros Mercedes estejam bem protegidos mesmo antes de sair da fábrica.

A Permagard é uma empresa francesa no ramo de ferrugem e à prova de umidade há décadas. As soluções Permagard estão sendo constantemente utilizadas pela Mercedes, e também por uma série de fabricantes da aviação e da marinha. Permagard oferece uma solução inovadora de proteção de pintura que garante que todos os painéis vulneráveis sejam tão repelentes de ferrugem quanto possam ser.

  O que é o kit Mercedes Tirefit?

Esta empresa está focada na criação de barreiras plásticas dedicadas que ficam entre a tinta e os elementos. Este revestimento também oferece um acabamento semelhante ao vidro que garante que os carros protegidos pela Permagard também ofereçam um acabamento de pintura surpreendente.

Se você considerar as soluções de proteção contra ferrugem aplicadas de fábrica e a garantia em si, parece que não há necessidade de qualquer proteção adicional contra ferrugem para um novo carro Mercedes.

À prova de ferrugem para um Mercedes usado

Algumas pessoas argumentariam que a proteção contra ferrugem de um carro usado é um pouco antissensorial. Mas isso está longe de ser verdade. Um carro usado é na verdade um candidato mais razoável à proteção porque o próprio carro é mais propenso à ferrugem após alguns anos de direção constante, especialmente se todas as garantias estiverem vencidas.

Uma das técnicas mais populares de proteção contra ferrugem é o sub-revestimento, sprays gota-a-gota, ou um módulo eletrônico dedicado. Se você optar pelo subrevestimento, ele deve custar entre US$ 100-200, e estes tipos de revestimento devem durar alguns anos na melhor das hipóteses.

Os sprays de óleo sem gotejamento/dripless também são bastante populares. Um spray de óleo gota-a-gota é aplicado em todas as áreas vulneráveis de seu carro, e se você esperar algumas horas para que o óleo goteje em todas as áreas vulneráveis, ele deve endurecer e oferecer um nível decente de proteção contra ferrugem.

O spray de óleo sem gotejamento é semelhante, mas os níveis de viscosidade são diferentes, e esta solução não é capaz de pingar em todos os recantos e guinchos. Tais pulverizações podem até exigir a perfuração estratégica em painéis específicos do corpo, o que nunca é uma boa idéia. Ambos devem custar mais ou menos o mesmo que o método de subcapagem.

  Qual Mercedes é ilegal nos EUA?

Módulos eletrônicos especiais antiferrugem

Se você acha que seu Mercedes merece a maneira mais sofisticada de proteção contra ferrugem, um módulo eletrônico dedicado está lentamente se tornando uma das formas mais populares de alcançar o mais alto nível de proteção contra ferrugem que um carro pode obter, pelo menos em teoria.

Um módulo eletrônico repelente de ferrugem é um pequeno dispositivo que pode (se colocado estrategicamente) enviar uma corrente elétrica constante por toda a carroceria do carro que, em teoria, deve tornar o metal resistente a quaisquer reações que contenham umidade e oxigênio que possam levar à corrosão.

Estes módulos eletrônicos normalmente custam mais de US$ 500, e também têm que estar em um local estratégico para poder oferecer qualquer tipo de proteção contra ferrugem. Mesmo que este método esteja lentamente ganhando tração nos últimos anos devido à facilidade de instalação, a eficácia é bastante questionável.

Para que estes módulos ofereçam uma quantidade considerável de proteção antiferrugem, eles têm que enviar uma corrente elétrica constante para um painel que ou está completamente submerso debaixo d’água, ou está quase constantemente molhado. Esta é a razão pela qual estas tecnologias ainda não são capazes de substituir a subcapa ou qualquer outro tipo de spray de óleo e são usadas principalmente em barcos.

Seção FAQ

Qual método de proteção contra ferrugem devo escolher?

O melhor método a ser escolhido é provavelmente um revestimento por baixo da carroceria realizado por um profissional experiente. Ou isto ou um spray de óleo gotejante, porque estes dois oferecem comprovadamente um nível constante de proteção antiferrugem. Você deve evitar os sprays sem gotejamento porque eles podem exigir que você fure o painel de um carro ou mesmo o desmonte.

  2022 Mercedes GLE vs BMW X5

Os módulos eletrônicos ainda não são comparáveis a estas duas técnicas, mas em poucos anos, as coisas poderão mudar. Não importa o que você opte, consulte um indivíduo experiente apenas para ter certeza de conhecer todas as especificidades do produto que você optar.

Existe alguma manutenção que eu possa fazer sozinha?

Sim, há. Se você lavar seu carro regularmente, especialmente a parte de baixo de seu carro, é muito menos provável que você experimente qualquer tipo de ferrugem em um carro relativamente moderno. Se você também remover cuidadosamente quaisquer depósitos de sal do corpo de seu carro o mais rápido possível, isso também deverá diminuir significativamente as chances de qualquer ferrugem.

Além disso, se você optar por um escudo de pintura cerâmica, ou uma película de proteção de pintura transparente, as chances de qualquer ferrugem aparecer também são muito reduzidas.

Posso eu mesmo sub-pintar um carro?

Sim, de fato você pode. Primeiro certifique-se de ter todo o equipamento necessário, como um guincho de carro, óculos e luvas de proteção, um primer, um desengordurante, lixa fina e uma lata de tinta automotiva preta.

Você deve primeiro desengraxar os painéis, e moer toda a ferrugem que você possa encontrar, e depois disso, você deve lixar o painel até o metal nu. Depois disso, vá em frente e prepare a área e pinte conforme recomendado por um profissional experiente.

Depois que a tinta secar completamente, você pode igualmente espalhar a subcapa, esperar alguns dias antes de dirigir o carro para que a camada possa endurecer. Tente evitar lavar sob pressão a parte inferior do carro por alguns dias, e depois disso, seu carro é oficialmente à prova de ferrugem. Também é uma boa idéia deixar alguém inspecionar o revestimento após alguns dias, apenas para ter 100% de certeza.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts