O Mercedes SL500 é um grand tourer top de linha da Mercedes. O SL esteve em produção contínua de 1954 até 2020. O SL foi lançado como um cruzador costeiro conversível com muitas características de luxo e conforto.
Mas o SL não estava sem sua parte de problemas. Os problemas mais comuns com os modelos SL incluem problemas de suspensão, falhas nos sistemas elétricos, freios de serviço, problemas no sistema de combustível e vários problemas diferentes de airbag e trem de força.
Alguns modelos como o de 2003-2004 ou o de 2008-2012 foram os mais prejudicados por problemas. Os modelos de 1999-2001 tiveram o menor número de problemas relatados, o que é compreensível, pois estes anos foram os anos dourados da engenharia excessiva da Mercedes.
Valor de um Mercedes SL500
Não existe um Mercedes SL500 barato, não importa o ano de produção. Sempre foi uma novidade extremamente cara, mas o SL500 se torna mais acessível com o passar dos anos. Eles sempre perdem uma tonelada de valor após alguns anos. Tal depreciação torna estes carros acessíveis para as pessoas que não tiveram condições de pagar um novo SL500.
Mas a questão é o fato de que os custos de manutenção e serviço associados a estes modelos não se depreciam. Na verdade, alguns modelos mais antigos são ainda mais caros de serem mantidos agora. A Mercedes descontinuou o SL porque o modelo estava sofrendo um intenso declínio de popularidade, e as vendas também estavam em constante declínio.
Como as pessoas perderam o interesse no SL, os carros começaram a se depreciar ainda mais. Os SUVs estavam começando a crescer em popularidade, e a Mercedes decidiu que era hora de descontinuar o SL. A concorrência também não ajudou, pois os modelos Porsche Boxter/Cayman sempre foram muito mais confiáveis do que um SL500.
1972-1989 Mercedes Benz SL500 (R107)
A geração R107 do SL foi provavelmente o ponto mais baixo da vida útil do SL, já que estes modelos foram absolutamente decepcionantes em quase todos os aspectos. A maioria dos entusiastas do SL também não gostam do design deste modelo, especialmente as versões americanas, que foram equipadas com pára-choques frontais e traseiros de plástico feio.
O desempenho do R107 foi abaixo do padrão e bastante risível, já que até mesmo o SL560 topo de linha era severamente subpujado. Mas o maior problema com estes carros é o grande número de problemas que estes carros estavam, e ainda estão enfrentando. Por causa disso, o valor do R107 despencou, e agora é fácil comprar um por amendoim.
Os problemas comuns com o R107 vão desde problemas de superaquecimento até problemas de tempo, ferrugem ou falhas eletrônicas. O baixo valor não ajuda em nada o R107, pois a maioria das pessoas não os considera valiosos. Por causa disso, muitas delas estão sendo negligenciadas.
2001-2007 Mercedes SL500 (R230)
O R230 Mercedes SL era um carro bastante popular quando saiu, mas depois de um tempo, estes modelos também começaram a mostrar muitos problemas. As primeiras versões estavam equipadas com transmissão automática de 5 velocidades e as posteriores ofereciam uma transmissão de 7 velocidades que não era muito confiável. Entretanto, a Mercedes conseguiu resolver um pouco os problemas dos modelos posteriores.
Os problemas comuns que afligiram estes modelos foram muitas fugas, problemas eletrônicos, problemas de suspensão, falhas na montagem do motor, bombas intercooler, e muito mais. Os modelos posteriores eram um pouco mais confiáveis, mas a geração R230 provavelmente será sempre lembrada como a que causou mais dores de cabeça.
O problema com estes carros é que eles são incrivelmente complexos, e muitos dos problemas elétricos foram realmente difíceis de diagnosticar. Os custos de conserto dos SL500 sempre foram excepcionalmente altos, pois exigem equipamentos de diagnóstico bastante avançados e um mecânico avançado e experiente.
FAQ Mercedes SL
Por que os modelos Mercedes SL se depreciam tão rapidamente?
Em geral, os modelos Mercedes SL se depreciarão até 61% nos primeiros 5 anos. Se você levar em consideração o preço de entrada, que normalmente é acima de 100k dólares, estes números são extremamente desfavoráveis. As novas versões se desvalorizam especialmente rapidamente, pois as pessoas não estão tão interessadas em comprá-los em comparação com os modelos SL mais antigos.
Estes carros depreciam-se fortemente devido à falta de popularidade, custos de entrada caros, forte concorrência e confiabilidade questionável.
Será que a Mercedes vai reviver o SL?
Recentemente, a Mercedes emitiu uma declaração confirmando um lançamento iminente do novo Mercedes SL 2022. A Mercedes Corporate decidiu adotar uma abordagem diferente com o novo modelo SL, e muitas pessoas acreditam que o novo Mercedes SL representará um enorme salto em relação aos modelos SL mais antigos.
Alguns relatórios sugerem que o novo SL não será oferecido como um hardtop, mas apenas como um soft-top. Além disso, muitos relatos dizem que o novo SL será oferecido com um motor BiTurbo V8 aprimorado AMG com mais de 600hp.
Qual é o melhor Mercedes SL500 de todos os tempos?
Muitos clientes acreditam que a geração R129 do SL500 foi um dos melhores modelos SL500 já fabricados. O R129 esteve em produção entre 1989-2001, e estes anos foram freqüentemente considerados como os anos dourados da engenharia da Mercedes, pois muitos dos modelos fabricados nesta época eram extremamente super projetados.
O R129 SL500 é movido por um motor V8 de 5,0 litros com capacidade de 320 cv, o que foi um enorme ganho de potência em comparação com a decepção do R107 anterior. O projeto do R129 também foi considerado moderno na época, e muitos acreditam que o R129 também envelheceu melhor em comparação com o R107 anterior.
Qual é o melhor modelo Mercedes SL de todos os tempos?
Se você está no mercado para um SL500, o R129 representa a melhor relação custo-benefício da história do Mercedes SL500. Mas, se você estiver interessado no melhor modelo Mercedes SL possível já oferecido com uma designação “SL” em geral, o 1954 300SL é sem dúvida o que deve ser considerado.
O Mercedes 300SL 1954-1957 é um ícone automotivo que muitos acreditam ser o carro mais bonito já fabricado. O valor destes carros disparou por causa do aumento da demanda. Portanto, se você quer um Mercedes 300SL dos anos 50, você tem que estar pronto para gastar mais de um milhão de dólares, ou mesmo alguns milhões de dólares para os melhores exemplos.