Quais pneus cabem no meu carro

Para o melhor desempenho, segurança e eficiência do carro, você deve sempre escolher o pneu certo para o trabalho. Entretanto, isto pode não ser a coisa mais fácil de se fazer, especialmente se o carro em questão for o primeiro carro que você já comprou ou se você não for o único em carros de qualquer forma.

Você pode encontrar o tamanho adequado do pneu de seu veículo em seus pneus existentes, mais especificamente no flanco. Você também pode procurar bem dentro da porta de seu motorista por um adesivo que deve conter todos os dados dos pneus de seu carro. Você também pode verificar seu VIN a fim de determinar corretamente o tamanho, mas esta opção é a menos popular.

Os aspectos mais importantes que você precisa estar atento são todas as métricas específicas de pneus, incluindo tipo de pneu, largura do pneu, relação de aspecto do pneu, tipo de construção, diâmetro da roda, índice de carga e classificação de velocidade. Você também pode ir online e procurar por inúmeras calculadoras de tamanho de pneu que devem lhe servir como ponto de referência.

De qualquer forma, é melhor entrar em contato com um profissional quando se trata de tamanhos, preços e tipos de pneus, pois isso facilitará todo o processo. Os pneus não são algo que você deve evitar, pois são seu ponto de contato com a estrada, o que significa que você precisa tomar a decisão certa para estar seguro.

  O meu carro tem uma correia dentada ou corrente?

Tipo de pneu

O primeiro termo com que você precisa estar familiarizado é o tipo de pneu. Você precisa olhar o flanco de seus pneus existentes para obter um código, e a primeira letra desse código está associada a um tipo específico de pneu. Se a primeira letra do código for “P”, significa que o pneu em questão é um pneu padrão de veículo de passageiros.

Se as duas primeiras letras são “LT”, isto significa que o pneu que você está olhando é projetado para um caminhão mais leve. “ST” significa um tipo especial de pneu de reboque que também inclui barcos e todos os outros tipos de veículos. Se não houver nenhuma letra no início, isso significa que o pneu é um pneu chamado “padrão” europeu.

Largura do pneu

A largura dos pneus é um aspecto importante quando se trata de comprar pneus novos, o que significa que você deve prestar muita atenção a fim de não estragar tudo. Os três números após as letras iniciais no código do pneu estão associados à largura do pneu.
Mais especificamente, a distância de um lado do pneu para o outro enquanto se olha de frente para o pneu. Estes são geralmente medidos em milímetros e você também pode ouvir alguém usar o termo “largura da seção” que basicamente significa a mesma coisa que a largura do pneu.

Razão de aspecto

A relação de aspecto é uma métrica destinada a descrever quão alto o pneu é igual à largura do pneu. Por exemplo, se este número for 50, significa que a altura do pneu é igual a 50% da largura do pneu. Quanto mais alta a relação de aspecto, mais alto o pneu.

Pneus com alta relação de aspecto estão principalmente associados a veículos comerciais, enquanto os pneus com baixa relação de aspecto estão principalmente associados a pneus de carros esportivos.

  Os melhores carros híbridos para viagens de ida e volta

Tipo de construção

A próxima letra do código refere-se a como o pneu é feito, ou aos materiais internos usados para construir o pneu. A letra “R” significa pneus radiais que são o padrão da indústria hoje em dia porque são projetados para eficiência, longevidade e conforto.

A letra “D” significa pneus de construção tendenciosa que são normalmente vistos em motocicletas. A letra “F” está associada a pneus específicos de rodagem plana.

Diâmetro da roda

Os dois dígitos seguintes referem-se ao diâmetro da roda ou à distância entre duas paredes das jantes. Esta distância também é medida em polegadas, calculando a distância através da face da roda. Esta é a métrica mais usada para descrever se seus pneus são de perfil baixo ou não.

Índice de carga

O código de dois ou três dígitos que segue o diâmetro da roda está associado com o peso que um único pneu pode carregar. Você não precisa saber as especificações, tudo o que precisa fazer é combinar esses dois ou três dígitos com o pneu que você deseja comprar.

Vale mencionar também que o índice de carga só é relevante se seu pneu for inflado de acordo com as recomendações do fabricante.

Classificação de velocidade

A última letra no código do pneu se refere à classificação de velocidade do pneu, ou quão rápido você pode dirigir usando um pneu específico. Os pneus de alta velocidade são melhores no gerenciamento de calor, o que significa que são projetados para durar mais, e geralmente são feitos para carros que passam muito tempo na rodovia.

Tudo o que você precisa fazer é certificar-se de que o código do pneu corresponda entre seus pneus antigos e novos. Entretanto, se você não tiver certeza de nada disso, não deixe de pedir orientação profissional.

  O que NÃO se deve dizer a um vendedor de automóveis?

Seção FAQ

É correto colocar pneus de tamanhos diferentes em um carro?

Você pode mudar o tamanho do pneu, desde que fique com o diâmetro correto. Entretanto, você não deve fazer isso sem orientação profissional, pois isso pode ser extremamente perigoso e prejudicial à sua eficiência e conforto em geral.

Tamanhos diferentes de pneus também podem interferir na velocidade de seu carro, na capacidade de manuseio e na capacidade de resposta de seu volante. Os fabricantes testam seus carros extensivamente a fim de escolher o pneu perfeito, então é melhor deixá-lo assim para seu próprio bem.

O que acontece se meus pneus forem muito grandes?

Muitas pessoas lá fora adoram modificar seus carros com rodas e pneus maiores porque isso faz o carro parecer mais bonito. Entretanto, é extremamente perigoso fazer isso porque você está tornando seu carro menos manobrável, especialmente em velocidades mais altas.

Se você quiser melhorar as rodas e os pneus de seu veículo fora-de-estrada, isso não é um problema tão grande como é com um carro de estrada.

O que torna um pneu de alto desempenho?

Os pneus de desempenho são feitos para carros esportivos e supercarros porque oferecem níveis mais altos de aderência e tornam o carro mais ágil e mais controlável a velocidades mais altas. Estes tipos de pneus são normalmente projetados para clima quente, o que significa que não são tão bons para neve, gelo e chuva.

Eles oferecem padrões de banda de rodagem únicos que não são tão agressivos, o que também significa que são piores quando se trata de dispersar água. Além disso, eles são feitos para suportar melhor temperaturas mais altas, ao mesmo tempo em que aumentam os níveis de aderência.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts