O Renault Clio é um bom carro?

Renault Clio

O Renault Clio é um pequeno hatchback familiar que entrou em cena pela primeira vez em 1990 e, desde então, teve cinco gerações diferentes. Praticamente todas as gerações do Clio ainda podem ser vistas em muitas estradas europeias, o que levanta a questão: o Renault Clio é um bom carro?

O Renault Clio é um dos melhores carros que a Renault fabrica atualmente, pois é relativamente econômico para comprar, econômico para manter funcionando, espaçoso, bonito e bem equipado. Portanto, não podemos chamá-lo de outra coisa que não seja um bom carro, o que faz sentido, pois a Renault sempre se empenhou em fabricar alguns dos carros com a melhor economia do mercado europeu.

O Renault Clio vem com uma ampla gama de motores a diesel e a gasolina, todos eles bastante dóceis e sofisticados. O design exterior é muito bem proporcionado e elegante, enquanto o interior não é tão empolgante. A confiabilidade poderia ser melhor, mas o Clio conseguiu melhorar sua confiabilidade geral ao longo dos anos.

O preço é muito bom e é uma das principais razões pelas quais o Clio é tão bem-sucedido. A praticidade está no mesmo nível do que se pode esperar de todos os outros carros desse segmento, com espaço suficiente para quatro pessoas e um porta-malas de tamanho decente.

Veja mais detalhes sobre os problemas que o Renault Clio tem aqui.

O trem de força

O Renault Clio vem com uma opção de quatro motores a gasolina. O menor deles é o 1.0L de 3 cilindros em linha com 91 hp ou 100 hp. O próximo da linha é o 1.4L de 4 cilindros em linha com 130 hp. Você também pode adquirir o Clio com um híbrido de 4 cilindros em linha de 1,6 L com uma potência total de 150 hp.

  O Renault Talisman é um bom carro?

A linha de motores a diesel atualmente oferece apenas o motor 1.5L de 4 cilindros com 85 hp, enquanto o Clio também pode ser adquirido com uma configuração especial de trem de força Bi-Fuel que produz 100 hp. Todos eles são acoplados a um câmbio manual de 5 marchas ou a um automático de 6 marchas, enquanto a potência é sempre enviada apenas para as rodas dianteiras.

A eficiência de combustível é avaliada em cerca de 45 MPG para as variantes a gasolina, cerca de 60 MPG para o híbrido e 65 MPG para a variante a diesel. O modelo especial Bi-Fuel pode atingir cerca de 41 MPG e pode usar GLP ou gasolina. Em suma, todas as opções de trem de força do Clio são eficientes e sofisticadas, mas poderiam ter um pouco mais de potência.

Design e experiência ao dirigir

O exterior do Clio é dominado por grandes faróis e lanternas traseiras de LED, enquanto a grade dianteira é dominada por um grande emblema da Renault, orgulhosamente posicionado no meio. Com cores descoladas e rodas bonitas, o Clio pode ter um visual muito bonito. O interior não é tão especial, pois já está ficando velho e deve ser substituído em um ou dois anos.

A experiência de dirigir é bastante tranquila, como seria de se esperar de um carro como esse. O Clio também pode ser adquirido com o acabamento especial RS, que torna o carro muito mais dinâmico e divertido de dirigir. Em suma, é um carro confortável para o uso diário da família que deve satisfazer suas necessidades sem ser excessivamente empolgante.

  Problemas comuns do Renault Clio

Confiabilidade e problemas comuns

Quando se trata de confiabilidade, o novo Renault Clio consegue manter uma perspectiva bastante boa, o que não é o caso de todas as gerações anteriores. O Clio teve seu quinhão de problemas ao longo dos anos e agora está muito melhor do que antes.

Os problemas mais comuns do Renault Clio são eletrônicos defeituosos, problemas com as bobinas de ignição, problemas de transmissão, freios que não respondem e problemas com o sistema de direção hidráulica. A ideia por trás do Clio é que ele deve ser mantido e cuidado adequadamente se você quiser que ele dure um bom tempo sem falhar.

Preço e praticidade

O preço do Renault Clio varia entre £18.995 e £23.995 no Reino Unido, enquanto os preços europeus começam em torno de €15.000, o mais barato. Em suma, o Clio é um carro muito comum, o que significa que está vendendo muito bem. No entanto, ele também é conhecido por perder muito valor no período de 3 a 5 anos, que é quando o Clio se torna uma proposta realmente atraente.

A praticidade está no mesmo nível do restante do segmento, o que significa que o Clio pode acomodar até quatro pessoas sem muitos problemas. O espaço do porta-malas é grande e suficiente para uma escapada de fim de semana, enquanto a visibilidade geral é decente. Há muitos compartimentos internos e recursos para a família que elevam ainda mais a experiência prática.

Seção de Perguntas Frequentes

O Renault Clio é seguro?

Praticamente todos os carros mais novos da Renault têm classificação de segurança 5 estrelas e o Renault Clio não é diferente. Com uma pontuação de 96% de proteção do ocupante adulto, o Clio está, na verdade, no topo do segmento e estabelece a referência para muitos carros a seguir. A proteção do ocupante infantil de 89% também é muito boa, especialmente por se tratar de um hatchback compacto.

  Existe um Renault de 7 lugares?

O que deixa o Clio um pouco aquém é o fato de não ter todos os recursos modernos de segurança ativa que são padrão em todo o setor atualmente. Isso faz sentido, pois essa geração do Clio já existe há algum tempo e logo será substituída.

Quais carros rivalizam com o Renault Clio?

O Renault Clio está enfrentando uma concorrência acirrada, pois a Europa está repleta de hatchbacks. Isso inclui modelos como o Kia Rio, Citroen C3, Peugeot 208, Honda Jazz (Fit), Mazda 2, Opel Corsa, Hyundai i20, VW Polo, Ford Fiesta, Skoda Fabia e Seat Ibiza.

Com uma concorrência tão numerosa, o Clio precisa se destacar e o faz principalmente pela sua aparência e graças à empolgante variante Clio RS.

Haverá um Renault Clio elétrico?

No momento, o Clio não está sendo oferecido como um veículo elétrico, nem nunca foi oferecido como um veículo elétrico. O que mais se aproxima de um veículo elétrico é o já mencionado híbrido, que pode ser dirigido apenas com energia elétrica em distâncias mais curtas. No entanto, o Clio provavelmente receberá um modelo totalmente elétrico quando a próxima geração for lançada.

Embora alguns tenham dito que o Clio será descontinuado, parece que esse ainda não é o caso.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts