O Renault Talisman é um bom carro?

Renault Talisman

O Renault Talisman é um sedã familiar grande que foi apresentado pela primeira vez no ano modelo de 2015. Ele foi apresentado como sucessor do amado Renault Laguna, que foi um dos modelos de sedã da Renault mais bem-sucedidos de todos os tempos. Então, o Renault Talisman é um bom carro?

O Renault Talisman é, de fato, um carro muito bom, mas foi lançado em uma época em que o público em geral começou a gostar muito de crossovers e SUVs. Isso significa que, embora o Talisman tenha muito a oferecer, ele simplesmente foi lançado em uma época em que os sedãs não eram tão populares. Isso acabou fazendo com que o Talisman fosse descontinuado, depois de apenas alguns anos no mercado.

O Talisman oferece uma boa variedade de motores a diesel e a gasolina, todos bastante sofisticados e eficientes. O design é um de seus pontos fortes, pois o Talisman tem um visual futurista por dentro e por fora. A experiência de dirigir é tranquila, confortável e muito fácil.

Em termos de confiabilidade, o Talisman também parece estar indo muito bem, mas tem alguns problemas que merecem ser mencionados. A praticidade está no mesmo nível de alguns de seus rivais mais fortes, enquanto o preço e a desvalorização tornaram o Talisman um carro muito popular no mercado de segunda mão.

O trem de força

Em 2015, o Talisman foi lançado com três opções diferentes de motor a gasolina. O menor 1.4L de 4 cilindros é bom para cerca de 160hp, o 1.7L de 4 cilindros produz 150hp a 200hp, enquanto o 1.8L de alta especificação é bom para cerca de 225hp. Em 2020, a Renault se livrou de todos esses motores, exceto o 1.4L, que produz de 140 a 160 cv nos modelos pós-2020.

  Problemas comuns com o Renault Talisman

No que diz respeito aos motores a diesel, quatro usinas de força estão disponíveis para o Talisman. O menor deles é o 1.5L de 4 cilindros com 110 hp, seguido pelo 1.6L de 4 cilindros com 131 hp. O próximo da linha é o 1.6L a diesel com 130cv ou 160cv, e o 2.0L de 4 cilindros a diesel com 200cv. Os modelos Talisman pós-2020 só vêm com a unidade 2.0L, mas com uma configuração de 160 hp a 190 hp.

Todos esses modelos enviam potência apenas para as rodas dianteiras e estão disponíveis com uma transmissão automática ou manual. O modelo a gasolina mais eficiente é o 1.4L, com até 42 MPG combinados, enquanto a variante a diesel 2.0L de 160 hp é boa para até 45 MPG.

Design e experiência ao dirigir

O Renault Talisman é, de fato, um carro bonito, e é por isso que a maioria das pessoas está interessada em comprá-lo. O exterior é caracterizado por grandes LEDs dianteiros e traseiros, enquanto o interior é elegante, inteligente e realmente bonito. Você pode desfrutar de itens como um sistema de áudio premium, iluminação ambiente, um cockpit digital e a opção de vários acabamentos feitos de madeira, plástico black piano ou alumínio.

A experiência de dirigir está alinhada com o que se espera de um sedã familiar de porte médio, pois o Talisman é muito bem calibrado e confortável. Ele não tenta ser dinâmico ou rígido, o que o torna perfeito para um sedã de uso diário.

Confiabilidade e problemas comuns

O Renault Talisman consegue ser um carro bastante confiável, o que não é tão comum quando se trata de carros novos no mercado. Mesmo assim, o Talisman está longe de ser perfeito, o que significa que há coisas que precisam ser observadas ao comprar um usado.

  O Renault Scenic é um bom carro?

O turbocompressor do motor diesel 1.6L pode apresentar problemas relacionados à pressão. O sistema AdBlue também é um incômodo para muitos, enquanto a bateria é conhecida por às vezes morrer prematuramente. Os vazamentos de combustível nos modelos 2018 e 2019 também são uma preocupação, enquanto os problemas de ar condicionado também devem ser observados.

Praticidade e preço

O preço inicial de um Renault Talisman é de cerca de 30.000 euros na Europa, com os modelos de especificações mais altas chegando a mais de 50.000 euros. Felizmente, os anos passados não foram muito gentis com o Talisman, o que significa que você pode comprar modelos relativamente bem equipados por cerca de metade desse preço.

A praticidade está em linha com alguns de seus principais rivais, como o Skoda Superb e o Peugeot 508, o que significa que o Talisman é mais do que suficiente para uma família de quatro pessoas, com um espaço decente no porta-malas. A visibilidade também é muito boa, enquanto os espaços internos e os compartimentos de armazenamento são mais do que suficientes.

Seção FAQ

Quão seguro é o Renault Talisman?

O Renault Talisman é um carro com classificação de segurança de 5 estrelas, o que significa que você não deve se preocupar com a segurança com o Talisman. Com uma classificação de segurança de proteção para adultos de 86%, o Talisman consegue estar no topo do segmento. A proteção do ocupante infantil, de 84%, também é muito boa, enquanto a pontuação de 76% de assistência à segurança ativa é boa, mas está longe de ser a melhor.

  Renault Captur é um bom carro?

Você pode obter todos os itens de segurança usuais, como cruzeiro adaptativo, assistente de manutenção de faixa, alerta de tráfego e frenagem automática, mas não pode obter o controle de cruzeiro adaptativo avançado e algumas das mais novas tecnologias de segurança encontradas nos carros do ano modelo 2023.

Por que a Renault descontinuou o Talisman?

Com a descontinuação do Renault Talisman, a Renault se livrou completamente dos sedãs de toda a sua linha. O sedã Renault Megane também foi um dos últimos sedãs da Renault à venda e foi descontinuado pelo mesmo motivo que o Talisman.

Isso está relacionado à popularidade, às classificações de eficiência do motor, à concorrência e ao rumo que o mundo automotivo está tomando nos próximos anos. Os SUVs e crossovers estão na moda no momento, enquanto o desenvolvimento de novos motores para sedãs é caro e não é muito lucrativo, já que cada vez mais pessoas estão adotando os veículos elétricos. Por fim, a concorrência nesse segmento é realmente acirrada, embora os números de vendas não estejam lá.

O Renault Talisman é um carro de luxo?

Com um preço inicial de € 30.000, o Talisman está longe do verdadeiro segmento de sedãs de luxo de tamanho médio, que é tipicamente caracterizado pelo BMW Série 5, Mercedes Benz Classe E, Audi A6, Volvo S90 e Jaguar XF.

O Talisman fica na ponte entre os sedãs médios de nível econômico e os sedãs de luxo, que também é o segmento de mercado do falecido sedã VW Passat, do atual Peugeot 508 e do Skoda Superb, todos os quais também poderão ser descontinuados no futuro próximo.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts