O motor Peugeot PureTech 1.2L de 3 cilindros com 130hp está sendo usado em uma grande variedade de carros Peugeot, Open, Citroen e DS. Quando saiu pela primeira vez, as pessoas ficaram realmente surpresas de como a Peugeot conseguiu fazer um motor tão pequeno quanto este para oferecer 130hp sem se quebrar. Isto faz um pouco de sentido quando o motor começou a ser usado em 2016, quando na verdade ganhou alguns “prêmios de motor do ano”.
Entretanto, com o passar dos anos, os problemas começaram a se acumular e muitas pessoas agora consideram o 1.2L PureTech como bastante pouco confiável. O pior problema da 1.2L PureTech está relacionado com a correia dentada que pode estalar e causar uma série de outros problemas. O 1.2L também sofre com o entupimento do cabeçote que pode fazer com que o carro experimente “verificar as luzes do motor”.
O 1.2L também é propenso a consumir um pouco mais de óleo de motor, o que eventualmente o levará a adicionar mais óleo com mais freqüência. Por último, também precisamos mencionar alguns problemas no módulo de controle do motor que irão provocar algumas luzes de advertência bem conhecidas e fazer com que o carro perca potência ou provoque o acendimento da luz do motor de verificação.
No total, o 1.2L PureTech precisa de manutenção adequada e oportuna, sem ele, ele terá uma série de problemas. Se você fizer tudo o que deveria fazer, o motor é mais que suficiente para uma melhor parte das 200.000 milhas.
Problemas com a correia de sincronização
Antes de tudo, precisamos falar sobre problemas de correia dentada que podem fazer com que a correia se quebre. O problema aqui é que a correia no 1.2L pode se tornar bastante oleosa e se deteriorar a um ritmo mais rápido do que o normal. Isto significa que seus intervalos de substituição recomendados não serão válidos e que é mais do que provável que a correia se quebre.
Se isto acontecer, pode haver uma série de outros problemas com o motor e seus sistemas próximos, alguns dos quais serão extremamente caros de consertar. Mesmo que isto seja verdade, precisamos mencionar que a Peugeot acredita que isto se deve a horários inadequados de manutenção/tipo de óleo. Em outras palavras, se você puder mostrar um registro de manutenção oportuna e uso correto do óleo, eles resolverão o problema para você.
Entupimento da Cabeça do Cilindro
O motor 1.2L PureTech é conhecido por experimentar um pouco de “sacudida” aqui e ali, que pode ser devido a entradas inconsistentes do motorista ou a uma possível ignição antes da faísca. Se esses solavancos forem acompanhados por uma luz de verificação do motor, é provável que seu motor 1.2L PureTech esteja sofrendo um problema chamado condição de pré-fagulhas que normalmente está relacionado ao entupimento do cabeçote do cilindro.
Para resolver o problema, você precisará primeiro inspecionar os níveis de óleo, a estanqueidade do cilindro, qualquer resíduo de óleo no coletor, ou a válvula de admissão vazando. Se todos estes forem afetados, você terá que limpar o cabeçote injetando pequenos grânulos no cabeçote.
Alto consumo de óleo
Provavelmente o problema mais comentado com o 1.2L é aquele relacionado com o carro que bebe muito óleo. Na verdade, este problema tem duas vertentes. O primeiro é devido a um separador de nível de óleo defeituoso, que pode provocar o acendimento da luz de advertência do óleo do motor mesmo antes de ser necessário. O segundo está relacionado a vazamentos que não são particularmente comuns, mas que podem de fato acontecer.
Para saber o que precisa ser feito, você terá que testar o carro extensivamente depois de atingir o nível de óleo corretamente. Se você encontrar um vazamento, substitua a peça danificada e tudo deve ficar bem. Se não houver vazamentos e a pressão parecer estar bem, o problema provavelmente se deve ao já mencionado separador de nível de óleo, que precisará ser substituído.
Problemas do Módulo de Controle do Motor
O 1.2L PureTech pode experimentar alguns problemas notáveis de software, a maioria dos quais está ligada ao módulo de controle do motor do carro. O código P1137 geralmente leva a problemas com as bobinas de ignição, enquanto o P1338 leva a um sensor de posição do eixo de comando defeituoso. Finalmente, o P1339 está relacionado com o módulo da vela de incandescência.
A realidade parece apontar para que a ECU seja a verdadeira culpada aqui, já que todos os componentes acima mencionados podem realmente estar bem, mas o carro ainda continuará a listar todos os tipos de códigos. Se isto de fato acontecer, certifique-se de reiniciar o módulo de controle do motor que tende a resolver todos os itens acima e muito mais.
Seção FAQ
O Peugeot 1.2L PureTech é um bom motor?
O motor Peugeot 1.2L PureTech é exatamente o que os ambientalistas querem de um motor a gasolina de última geração. Como é apenas um minúsculo 3 cilindros com 1,2 litros de deslocamento, é mais do que capaz de aborrecê-lo até a morte na folha de especificações, mas nas aplicações diárias do motorista, o 1.2L PureTech é na verdade um motor realmente bom.
A realidade é que ele oferece uma quantidade decente de potência, ao mesmo tempo em que é realmente eficiente. O 1.2L quase nunca vai beber muito combustível, não importa como você o dirija. Finalmente, é barato mantê-lo, já que a maioria das peças sobressalentes é fácil de obter.
O motor 1.2L Peugeot PureTech Peugeot usa um turboalimentador?
Sim, ele usa. Seria bastante difícil para um motor poder oferecer 130hp sem alguns meios de indução forçada. O 1.2L veio em algumas variantes que não vieram com um turboalimentador, mas estas foram esquecidas há muito tempo, pois são muito menos potentes e, portanto, muito menos interessantes tanto para a Peugeot quanto para seus compradores.
Com 130hp, você realmente não está tendo uma experiência de classe mundial em termos de potência, mas em termos de eficiência, é realmente difícil vencer o motor 1.2L PureTech.
O motor PureTech 1.2L é subpotenteado para carros grandes?
Tudo depende de como você está perguntando. Se você está perguntando a um homem de família acostumado a dirigir carros familiares com motores pequenos e pequenos prêmios de seguro, o 1.2L PureTech não é subpotenteado. Entretanto, se você perguntar a um entusiasta de carros ou a alguém que prefira carros de luxo grandes, ele dirá que o 1.2L PureTech é de fato subpoderoso para carros grandes.
Peugeot com 1.2 PureTech 130
- Peugeot 208 Hatchback 1.2 PureTech 130 Allure
- Peugeot 308 Hatchback 1.2 Linha PureTech 130 GT
- Peugeot 2008 SUV 1.2 PureTech 130 Allure
- Peugeot 3008 SUV 1.2 PureTech 130 Allure
- Peugeot 5008 SUV 1.2 PureTech 130 Allure
- Peugeot 508 SW 1.2 PureTech 130 Allure
- Peugeot Rifter MPV 1.2 PureTech 130 Allure
- Peugeot Traveller MPV 1.2 PureTech 130 Allure