Por que os carros são todos da mesma cor?

Até 80% dos carros atualmente são pintados nas chamadas cores “acromáticas”. As cores acromáticas geralmente emitem nuances diferentes de branco, preto, cinza ou prata, o que significa que estas cores não são tão coloridas.

Isto porque a maioria das pessoas tende a optar por estes tipos de cores, pois elas funcionam favoravelmente para o valor de revenda. Os concessionários também estão interessados em optar por cores semelhantes porque preferem estocar estas tonalidades e tons, em vez de estocar tons incomuns e impopulares.

Entretanto, mesmo que as estatísticas tendam a sugerir que todos os carros sejam pretos, brancos, prateados ou cinzas, a verdade é que há um pouco mais de nuances e variações. Os brancos não são tão brancos assim, eles são geralmente misturados com várias outras tonalidades para serem percebidos como mais luxuosos ou futuristas.

É a mesma história com todas as outras cores, especialmente com o preto. Muitas montadoras hoje em dia oferecem dezenas de “pretos”, mas estas cores tendem a mudar de mais claras para mais escuras, dependendo da fonte de luz. Elas muitas vezes variam do azul escuro ou meia-noite, vermelho tijolo escuro, verde esmeralda escuro, e similares.

Cores de revenda – As cores mais seguras e mais populares

A cor favorita é uma opinião subjetiva, e isso é um fato. Seja como for, as pessoas tendem a comprar certos itens em suas cores favoritas, mas quando se trata de carros, casas e outros itens bastante caros, elas tendem a optar por uma opção mais segura, a fim de não prejudicar o valor de revenda.

  Qual carro tem o menor número de problemas?

Isto não é reservado apenas para carros econômicos ou de baixo custo, isto se aplica a toda a indústria automobilística em geral. Talvez alguns veículos de luxo de edição extremamente limitada sejam às vezes pintados com cores mais ousadas e abstinentes, mas estes são uma exceção na maioria dos casos.

De acordo com algumas fontes diferentes, até 26% dos carros vendidos em 2021 eram brancos. Os carros pretos ocupam 19% de todos os carros vendidos em 2021, assim como os cinzentos. O prata é a 4ª cor mais popular, pois 12% de todos os carros vendidos em 2021 são pintados nas cores prata.

Cores cromáticas – Opções mais populares

Como mencionado anteriormente, as cores cromáticas não são tão populares, mas há algumas notáveis exceções. As opções de pintura cromática mais populares são o azul, já que 10% de todos os carros vendidos em 2021 são pintados em azul, seguido pelo vermelho com 9% dos carros.

O verde está voltando lentamente, mas constantemente e é agora a terceira cor cromática mais popular, já que 2-4% de todos os carros vendidos em 2021 são pintados de verde. Vale dizer que existem inúmeras tonalidades diferentes destas cores, mas todas elas são principalmente azul, vermelho ou verde.

As cores brilhantes e pontiagudas estão principalmente associadas a supercarros exóticos ou carros compactos de aparência peculiar da cidade, uma vez que estes são muitas vezes apresentados para clientes mais ousados e jovens. Os carros de luxo raramente são pintados em cores brilhantes e ousadas.

  Qual é o carro elétrico mais rápido

Tipos e cores de pintura de carros menos populares

Há muitas tintas e técnicas de pintura diferentes por aí e algumas delas são mais populares do que outras. Vale dizer que ouro, roxo e amarelo são as opções menos populares de tinta para carros nos EUA, pois menos de 0,1-0-3% das pessoas alguma vez optaram por elas.

Os tipos de tinta pérola, com mudança de cor, são os menos populares, seguidos pelas cores cromadas brilhantes. As cores metálicas e lisas são as mais populares, e a grande maioria dos carros hoje em dia é um desses dois. As cores cetim/congelado/matte estão se tornando cada vez mais populares no mundo dos carros de performance.

É bastante óbvio porque alguém não gostaria de pintar um Honda Civic em dourado ou roxo porque vender um carro desse tipo vai ser definitivamente um desafio. Além das cores interiores ousadas e brilhantes, vale a pena mencionar que as cores interiores brilhantes também são um fator dissuasor para a maioria das pessoas.

Seção FAQ

Qual a cor interior que devo escolher?

A regra geral é que você sempre opte pelas cores que prefere. Entretanto, a opção por cores mais claras ou mais escuras tem seus altos e baixos. Se você optar pela opção mais popular que é o preto, seu interior parecerá mais novo por mais tempo se você não usar nenhuma solução específica de limpeza e manutenção, mas isso fará com que a cabine se sinta mais claustrofóbica, pois não emite nenhuma luz.

Seja como for, em termos de valor, é a opção a escolher. Se você optar por uma cor mais brilhante como o branco, seus assentos serão um pesadelo para se manterem limpos, o que prejudicará o valor de revenda. Entretanto, um interior de cor brilhante permite mais luz dentro da cabine, o que faz com que o interior se sinta mais brilhante e espaçoso.

  A tração nas quatro rodas utiliza mais gás?

Existe alguma opção de carro similar de “revenda” que eu deveria escolher se eu quiser o valor máximo de revenda?

Para obter o máximo valor do seu carro quando é hora de vendê-lo, é sempre melhor optar por carros que estejam pelo menos moderadamente bem equipados. Carros de baixa especificação sem alguns equipamentos essenciais geralmente se depreciam ainda mais rápido porque ninguém quer comprar um carro caro que não venha com A/C de zona dupla, por exemplo.

Além disso, é melhor optar por jantes de tamanho regular e pular a compra de 19 polegadas + rodas se o carro não vier com elas de série. Além disso, opte por uma cor interior segura que possa ser realçada com cores mais brilhantes. Mais importante ainda, verifique sempre as opções “essenciais”.

Quais opções de interiores e exteriores são essenciais para um grande valor de revenda?

Depende do carro em questão, mas tal filosofia geralmente se aplica a todos os carros, não importa o valor. Como tal, opte sempre por A/C multi-zona, cruise control, câmera de backup, sensores de estacionamento, HUD, se possível. Os carros de transmissão automática também são muito mais populares que os manuais, o que significa que você venderá um automático mais rápido.

Além destas, há muitas opções “essenciais” diferentes, dependendo do carro em questão. Por exemplo, você nunca deve comprar um Rolls Royce sem o cabeçote do carro da mesma forma que não deve comprar um Porsche 911 sem um Sports Chrono pack, um supercarro sem um sistema de elevação hidráulico frontal, ou um SUV sem um sistema AWD.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts