O Ford Ranger é um dos caminhões Ford mais populares porque é suficientemente grande para a maioria das pessoas, mas não é gigantesco como alguns dos caminhões da série F da Ford são. No geral, o Ford Ranger é um bom carro, pois oferece uma experiência realmente versátil com caminhões de médio porte, com excelente reboque e desempenho. Para que um Ranger possa fazer isso, ele precisa de um motor potente e confiável, então quais são os problemas comuns de motor do Ford Ranger 3.2?
Os problemas mais comuns do motor da Ford Ranger 3.2 incluem drenos de óleo com defeito na bomba, problemas no volante de massa dupla, problemas com o sistema de injeção de combustível, vazamentos no intercooler, degradação da mangueira e problemas no EGR. Estes problemas são relativamente comuns com muitas gerações de caminhões Ford e o Mazda BT-50 que também usa este motor.
Em geral, o motor 3.2L é robusto e razoavelmente confiável, o que significa que você pode esperar que ele dure muito tempo se você tomar o devido cuidado com ele. Dito isto, precisamos mencionar que muitos proprietários deste motor não são particularmente oportunos com sua manutenção, e é por isso que ele pode ter obtido uma má reputação em alguns círculos internos da Ford.
Vamos agora aprofundar todos esses problemas comuns do motor Ford Ranger 3.2, o que inclui dizer-lhe o que os causa e como corrigi-los.
Drenos de Bomba de Óleo com Defeito
A unidade 3.2L é equipada com uma bomba de óleo de fluxo variável que utiliza um sistema especialmente projetado em forma de palheta que é muito diferente de um projeto de bomba normal caracterizado por um acionamento por engrenagem. A razão pela qual a Ford fez isto foi para tornar o motor mais eficiente, mas a desvantagem é que este sistema sofre de uma falha inerente.
Estes sistemas não podem se aperfeiçoar e é por isso que uma troca de óleo pode ser um enorme risco para aqueles que não estão cientes disto. Se você decidir acionar o Ranger sem uma bomba de óleo preparada, isso pode fazer com que todo o sistema fique sem fio e cause imensos danos.
Problemas com volante de massa dupla
Um dos aspectos que muitos proprietários de 3.2L adoram é o fato de que este motor vem com uma transmissão manual que muitos consideram melhor do que a automática. Esta transmissão é equipada com um volante de massa dupla projetado para proteger a linha motriz de todas as vibrações que um trem de força a diesel normalmente emite ao mesmo tempo em que torna a transmissão mais suave.
Entretanto, com todo o atrito que estes sistemas suportam, eles tendem a se desgastar relativamente rápido, e se isso não for resolvido imediatamente, isso também vai colocar tensão adicional sobre a embreagem. A maneira mais fácil de saber se a culpa é do volante de massa dupla é se você ouvir ruídos de ruído enquanto pressiona o pedal.
Problemas com o sistema de injeção
Os motores Diesel Ford e os problemas do sistema de injeção de combustível são realmente comuns. O motor 3.2L aqui é propenso ao código de falha P1280, que também é comum em todos os motores maiores da Ford Heavy Duty. Estes problemas são seguidos por uma verificação da luz do motor e do desempenho lento do motor. Na maioria das vezes, o problema está ligado a um sensor de pressão de controle de injeção (ICP) defeituoso.
Para corrigir este problema, você terá que inspecionar todo o sistema de combustível do carro e provavelmente substituir algumas mangueiras deterioradas, potencialmente até mesmo o próprio sensor ICP. Tudo somado, é melhor não ignorar questões como estas, pois elas tendem a piorar com o tempo.
Vazamentos do Intercooler
Mangueiras de má qualidade não são incomuns com alguns dos motores da Ford, o que significa que elas podem se desgastar com o tempo, se tornar quebradiças e, eventualmente, quebrar. Isto causa uma carga completa de problemas com alguns dos sistemas do carro, especialmente o sistema de intercooler que vai vazar se isso realmente acontecer.
Se o seu Ranger começar a sofrer com o desempenho prejudicado mesmo em condições normais de direção ou até mesmo entrar no Modo de Limpeza Total, há uma boa chance de que o problema esteja relacionado a um vazamento do intercooler. Você pode consertar isso usando fita adesiva resistente ao calor e fechando o vazamento, mas é melhor substituir a mangueira.
Problemas de EGR
A válvula de recirculação de gás de escape é encarregada de aumentar a eficiência do carro, ajudar na economia de combustível e resfriar os gases de escape. O sistema EGR no motor 3.2L é resfriado através da água, o que significa que é o mesmo que o motor em si.
O problema acontece quando ocorre um vazamento em algum lugar e faz com que toda essa água vaze para fora. Se você não notar isso suficientemente cedo, há uma boa chance de acabar com uma junta de cabeça estourada ou até mesmo um vazamento de líquido de arrefecimento. É melhor substituir a válvula EGR quando isto acontecer, pois você não quer arriscar nenhum dano adicional ao sistema.
Seção FAQ
Quanto tempo pode durar o Ford 3.2 Ranger?
Se você o mantiver bem, este Ranger 3.2L deve ser capaz de durar 20 anos ou até mais do que isso. A Ford se orgulha de anunciar que seus caminhões são projetados e construídos de forma a resistir a todos os abusos que acompanham a vida útil dos caminhões, ao mesmo tempo em que pode durar realmente muito tempo.
O Ranger é muito parecido, mas somente se você fizer tudo o que precisa ser feito. Caso contrário, os problemas começarão a se acumular e eventualmente levarão a problemas que certamente matarão seu Ranger prematuramente.
O Mazda BT-50 A Ford Ranger é um Ford Ranger?
O Mazda BT-50 compartilha este mesmo motor com o Ford Ranger, mas precisamos mencionar que a Ford e a Mazda fizeram isto separadamente. Isto significa que, embora compartilhem muitas partes um com o outro, eles são suficientemente diferentes para que se sintam de maneira diferente na estrada.
Entretanto, os caminhões mais antigos da Série B da Mazda são na verdade Ford Rangers com distintivos Mazda, o que significa que eles são quase idênticos.
Devo comprar um Ford Rangers usado?
A compra de um Ford Ranger usado traz alguns benefícios e alguns inconvenientes também. Primeiro de tudo, comprar um Ranger usado vai economizar muito dinheiro, pois os Rangers não são imunes à depreciação enquanto não mudam drasticamente ao longo dos anos.
Se você conseguir encontrar um em condições decentes e não se importar de não ter a tecnologia mais recente, um Ranger usado é realmente uma boa idéia.