Você pode consertar ferrugem embaixo de um carro?

Na maioria das vezes, a ferrugem pode ser consertada. Há grandes diferenças entre alguns casos de ferrugem, e alguns deles podem exigir apenas um leve retoque, enquanto outros podem exigir muito trabalho de carroceria. Alguns carros enferrujados até mesmo exigem painéis de carroçaria completamente novos.

Então, não é uma questão de se ser possível, mas faz sentido consertar um carro enferrujado? Triturar uma área corroída e lixá-la custa muito menos em comparação com a soldagem e substituição de painéis. Portanto, um carro enferrujado só vale a pena ser consertado se for financeiramente viável.

Um carro enferrujado também pode ser um enorme problema à espera de acontecer, especialmente se a estrutura do carro estiver enferrujada. A integridade estrutural do carro é comprometida, e o carro pode literalmente quebrar ao meio. Estes níveis de ferrugem geralmente não valem a pena ser consertados a qualquer custo.

É seguro dizer que se você não possuir um carro especial de edição limitada altamente valioso que possa se beneficiar de uma restauração com parafusos e porcas de cima para baixo, a fixação de qualquer ferrugem séria é inútil. Carros não especiais com grandes manchas de ferrugem são normalmente mais velhos e menos propensos a reter qualquer valor posteriormente.

Fixação de manchas menores de ferrugem

Manchas de ferrugem menores são bastante comuns em carros com mais de 20 anos de idade. Muitos desses carros não são fabricados com qualquer proteção antiferrugem da fábrica, e espera-se até que enferrujem se não forem tomadas medidas pró-ativas.

  Como faço para evitar que meu carro enferruje?

Primeiro, deve-se localizar todas as manchas de ferrugem possíveis, e para isso, é provavelmente a melhor idéia levar o carro para uma inspeção. Depois de localizar com sucesso todas as manchas de ferrugem, vá em frente e compre todo o equipamento necessário, como lixa fina, um moedor, um primer de tinta, uma lata de tinta automotiva preta e um desengraxante de alta qualidade.

Além disso, você também deve comprar o equipamento de proteção adequado, como um par de óculos e luvas de proteção decentes. Além disso, um guincho de carro ou um macaco rápido também é uma boa idéia, uma vez que a ferrugem provavelmente está localizada na parte de baixo do carro.

Primeiro, você deve limpar o ponto enferrujado, moê-lo e terminar o trabalho de preparação lixando a superfície até o metal nu. Depois de ter se livrado com sucesso de toda a ferrugem, você deve preparar a área, e esperar que o primer seque. Depois disso, vá em frente e pinte a área.

Medidas pró-ativas à prova de ferrugem

Depois de pintar a área, também é bom tomar algumas medidas pró-ativas para garantir que a ferrugem seja menos provável de acontecer. Um próximo passo natural após o processo destacado na seção anterior é usar uma substância à base de alcatrão também conhecida como subcapa para proteger ainda mais as áreas vulneráveis.

Esta substância é feita para criar uma camada protetora entre a tinta e os elementos, e se aplicada com sucesso deve proteger o painel durante um ou dois anos. Este processo geralmente custa US$ 100-200 e deve ser repetido a cada ano ou dois.

Você também deve verificar uma variedade de diferentes sprays de óleo também feitos para proteger os painéis contra ferrugem. Estes podem ser feitos com ou sem gotejamento, mas os sem gotejamento exigem que você fure os painéis do seu carro, o que nunca é uma boa idéia. Ambos também têm um preço semelhante ao do revestimento à base de alcatrão.

  Vale a pena subcobrir um carro usado?

Você também pode verificar um módulo eletrônico dedicado que, se colocado estrategicamente, envia uma corrente elétrica constante através da carroceria do carro, e torna teoricamente impossível a ocorrência de ferrugem. Mas estes são feitos principalmente para barcos e sob superfícies que estão constantemente submersas, caso contrário, não são tão eficazes, e custam também algumas centenas de dólares.

Fixação de ferrugem grave

Todos os pontos enferrujados acima mencionados podem ser e são fixados com bastante freqüência. Mas, se seu carro tem muitas manchas de ferrugem, ou os níveis das manchas de ferrugem existentes são mais severos, então é muito mais difícil consertá-la. Se o seu painel estiver completamente enferrujado, não há nada que você possa fazer para salvá-lo.

Isto significa que é provável que você esteja olhando para um painel totalmente novo, e se a ferrugem se espalhou para outros painéis também (o que é freqüentemente o caso), você também vai precisar de todos os painéis adicionais. Estes trabalhos de reparo podem custar muito dinheiro, e isso leva um mecânico experiente e um grande tempo.

Se houver ferrugem severa em suas partes estruturais, então é praticamente o fim do jogo, pois estes consertos exigem que você desmonte o carro completamente. Vale mencionar que quase toda a corrosão pode ser fixada de uma forma ou de outra, mas alguns níveis estão razoavelmente além do reparo.

Seção FAQ

Devo fixar a ferrugem no meu carro?

Depende da ferrugem, do carro em questão, e de você. Se as manchas enferrujadas forem pequenas e fáceis de alcançar, então vá em frente e conserte-o. Se as manchas de ferrugem são grandes e severas, então não faz muito sentido se o carro não vale nada.

  Se eu enferrujar meu Porsche

Se você possui um 911 clássico, por exemplo, ou qualquer outro carro valioso, então pode fazer sentido consertar o carro. E isso também depende do que você quer. Se você ama seu carro e odeia vê-lo ir por este caminho, vá em frente e conserte-o, mas somente se ele fizer algum sentido financeiro no final.

Com que freqüência ocorre a ferrugem?

Nos carros modernos, a ferrugem não é tão comum graças a muitos métodos de proteção contra a ferrugem e medidas pró-ativas de fábrica. Além disso, cargas de carros mais novos também estão sob garantia para uma grande variedade de danos, incluindo a ferrugem.

Os carros mais antigos, muito usados e maltratados são muito mais propensos à corrosão. Estradas não pavimentadas, lascas de pedra, sal e exposições prolongadas à umidade podem fazer com que a ferrugem progrida para problemas sérios, portanto, certifique-se sempre de verificar o carro de vez em quando.

Faz sentido salvar um carro completamente enferrujado?

Um carro completamente enferrujado é um carro com muitas manchas de ferrugem severas e até mesmo um monte de ferrugem estrutural da carroceria. Estes não merecem ser reparados em 99% dos casos. Mas, se o carro em questão é uma edição limitada, um clássico muito procurado, então pode até fazer sentido.

Há alguns anos, um homem encontrou uma Ferrari 250 GTO dos anos 60 literalmente enterrada em seu quintal. O carro enferrujou completamente, mas após a restauração, o valor do carro disparou para várias dezenas de milhões de dólares.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts