O Grupo Volkswagen Auto (VAG) é uma das maiores sociedades anônimas do setor automotivo, pois o grupo VAG possui marcas como Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini, Bentley, Skoda, Seat, Bugatti e Cupra. Com uma gama tão ampla de marcas de carros incríveis, a VW é realmente uma potência quando se trata de fabricar motores impressionantes.
O 1.4L TSI não é provavelmente o que vem à mente quando pensamos nos melhores motores VW da era moderna, mas ninguém pode negar que o 1.4L TSI é a base dos motores VW dos tempos modernos. Ele oferece mais de 140hp em algumas iterações e também é incrivelmente eficiente. O 1.4 TSI fez sua estréia em 2006 e desde então tem sido usado em muitos modelos VW, Audi, Skoda, Cupra, e Seat.
Entretanto, nem tudo é brilhante com o 1.4L TSI, pois há algumas questões sobre as quais vale a pena falar. Alguns dos problemas do motor do VW 1.4 TSI são sérios e exigirão assistência profissional. Estes incluem consumo excessivo de óleo, falhas na bobina de ignição, problemas na correia dentada, problemas no turboalimentador, e acúmulo de carbono.
Alguns destes podem ser resolvidos proativamente através de manutenção adequada e oportuna, mas outros são muito mais teimosos do que isso. Agora vamos enumerá-los individualmente e lhe contar tudo o que você precisa saber sobre eles. Isto lhe dará um amplo entendimento do que você pode esperar com o 1.4L TSI.
Consumo excessivo de petróleo
O consumo excessivo de óleo é um problema bastante grande com motores VW mais antigos, principalmente a geração EA111, enquanto a geração EA211 é melhor, mas não livre de problemas de consumo de óleo. É aqui que a ETI 1.4L pertence. Diz-se que o 1.4L TSI pode consumir mais de um litro de óleo a cada 1.000 milhas, o que significa que aqueles que não são delicados com suas trocas de óleo podem acabar com o interior do motor defeituoso.
Infelizmente, a única maneira de se lidar com isso é simplesmente fazer brotar o óleo sempre que necessário. Isto significa que você deve encurtar seus intervalos de troca de óleo, especialmente se você possuir uma quilometragem maior de 1,4L TSI.
Falhas na bobina de ignição
Muitos motores turboalimentados são propensos a problemas de bobina de ignição e velas de ignição e o 1.4L TSI não é diferente. As bobinas são encarregadas de fornecer a tensão da bateria que, por sua vez, acende a centelha. Isto é o que dá início ao processo de combustão, o que significa que incêndios errados são os sintomas que você deve estar atento.
Se uma bobina de ignição falhar, é aconselhável substituí-las todas juntas, pois isso vai garantir que seu próximo lote dure uma parte melhor de 80.000 -100.000 milhas. Estes também são normalmente apoiados por códigos de falha. No total, não é provável que falhem várias vezes durante a vida útil do carro.
Problemas com o Timing Belt
Problemas de sincronização são alguns dos piores problemas que você pode encontrar, pois têm o hábito de destruir os pistões. Os tensionadores destes são conhecidos por perderem a tensão e, portanto, começam a bater em volta e podem facilmente danificar o interior do motor. Felizmente, o problema aqui não é tão comum como era com os motores EA111 anteriores que usavam uma corrente, mas com certeza é perigoso.
Os sintomas mais comuns dos problemas de correia dentada são mau desempenho, rangidos do motor em marcha lenta, uma correia solta, tremores do motor e possíveis estilhaços de metal dentro do óleo. Para consertar isso, geralmente é necessário substituir tanto o tensionador quanto a correia.
Problemas do turboalimentador
Os dois problemas mais comuns com o turboalimentador no 1.4 TSI são a aderência/retorno do wastegate do turboalimentador. A comporta do wastegate é um componente encarregado de regular a pressão de alimentação do motor. Ele controla a velocidade da turbina, o que ajuda no aumento da potência ótima e mantém o sistema à distância quando se trata de superaquecimento.
Estas válvulas podem abrir ou fechar, e o problema aqui é quando elas falham em abrir/fechar quando necessário. Se sua eficiência de combustível começar a sofrer ou se seu motor começar a vibrar, é melhor inspecionar a válvula e substituí-la/ consertá-la.
Construção de carbono
O acúmulo de carbono é um problema inerente a todos os motores de injeção direta, o que significa que outras marcas como a Ford, por exemplo. Existem vários inconvenientes e benefícios dos motores de injeção direta, mas parece que a maioria das montadoras de automóveis hoje em dia acredita que os benefícios superam os inconvenientes.
A acumulação de carbono acontece quando o carbono se deposita no interior do motor e pode, eventualmente, sobrecarregar tanto o motor que ele pode até mesmo falhar. Felizmente, isto só acontece uma ou duas vezes durante o tempo de vida útil do motor. Para prevenir/solucionar este problema, você tem que limpar o interior do motor com um processo chamado Explosão de Noz.
Seção FAQ
O VW 1.4 TSI é um bom motor?
O 1.4L VW TSI é um dos motores mais populares que a VW fabrica, o que significa que um número significativo de todos os modelos VWs usam este mesmo motor. Ele está sendo oferecido em alguns estágios de sintonia, dependendo de suas preferências de potência e eficiência. Em suma, este motor também é silencioso e bastante sofisticado, o que significa que é mais do que suficiente para a maioria das pessoas.
Ele pode não ser um motor excitante, mas isso é por design, pois a VW oferece seu TSI 2.0L mais potente encontrado no Golf GTI, no Golf R e em alguns modelos Audi Sport.
Quão eficiente é o motor VW 1.4 TSI?
O TSI 1.4L está sendo oferecido em algumas iterações diferentes. A menos potente é a variante de 85hp que você pode encontrar em algo como um VW Polo. Este motor é capaz de retornar 38MPG US enquanto a variante mais potente de 125hp é capaz de retornar 35MPG.
O VW Sirocco usa um motor de 1.4L 160hp que pode retornar 25MPG, o que é um número decente. As versões híbridas do 1.4L, como a encontrada no Seat Leon 1.4TSI e-Hybrid, podem retornar cerca de 168MPG combinados.
A VW vai descontinuar o 1.4L TSI?
Não está claro se a VW vai descontinuar totalmente a 1.4L ou não, mas o que é certo é que a VW está principalmente buscando a eletrificação e a hibridização de toda a sua linha. Isto significa que o modelo 1.4L TSI híbrido certamente durará muito mais e que os modelos mais potentes não híbridos 1.4L TSI serão os primeiros no bloco de corte.