O Renault Fluence é um bom carro?

Renault Fluence

No final de 2009, a Renault apresentou o Renault Fluence, um sedã familiar compacto que buscava equilibrar custo, recursos, desempenho e confiabilidade. A Renault achava que a Europa ainda gostava de sedãs e que havia espaço suficiente para o Fluence roubar algumas vendas nesse mercado altamente competitivo. O Renault Fluence é um bom carro?

O Renault Fluence é certamente uma proposta tentadora, pois já tem alguns anos de idade, o que significa que perdeu muito de seu valor inicial. Isso significa que você pode obter um carro muito bom por muito pouco dinheiro. Isso faz do Fluence um bom carro no geral, mas não é o tipo de carro que você vai adorar, especialmente se você for um entusiasta de carros.

A razão para isso é que a Renault tentou jogar pelo seguro e tornar o Fluence um carro versátil. Isso não faz com que ele se destaque em nenhuma categoria em particular, e ele parece extremamente comum ao dirigir. Os motores oferecidos são todos eficientes e silenciosos, o design é harmonioso, o espaço é bom e a confiabilidade também é boa se a manutenção for adequada.

Em suma, o Renault Fluence usado tem muitas vantagens no momento, principalmente devido ao seu preço.

Saiba mais sobre os possíveis problemas do Renault Fluence

Powertrain

O Renault Fluence pode ser adquirido com vários motores a diesel e a gasolina. A gama de motores a gasolina começa com um motor de 1,6 litro e 4 cilindros que oferece 110 hp, enquanto o modelo a gasolina de topo é um 2,0 litros e 4 cilindros com 140 hp. Há um pouco mais de variedade quando se trata de motores a diesel, pois há mais opções para escolher.

  Problemas comuns com Renault Captur

Elas vão desde o motor de 1,5 litro e 4 cilindros com 90 hp, 95 hp ou 110 hp até o motor maior de 1,6 litro e 4 cilindros com 131 hp. Todos os modelos Fluence são equipados de fábrica com tração dianteira e você pode escolher entre uma transmissão manual de 5 marchas ou uma transmissão automática de 6 marchas, que está disponível como opcional.

Para os modelos a gasolina, você pode esperar cerca de 30-35 MPG, enquanto as variantes a diesel podem atingir até 50 MPG com uma condução razoável. Em suma, esses motores são refinados, silenciosos e suaves em todos os ambientes, o que significa que eles darão conta do recado mesmo nos dias de hoje.

Design e manuseio

Em termos de design, o Renault Fluence não impressiona, mas também não ofende ninguém. Ele se parece com a maioria dos outros modelos semi-modernos da Renault, o que significa que tem linhas e formas de carroceria interessantes, mas não atrairá muita atenção. O interior já está começando a mostrar sua idade, mas isso é de se esperar de um carro mais antigo.

A experiência de dirigir também é mediana e não é muito empolgante. O ajuste e o acabamento geral são bons, mas o interior é conhecido por se desgastar rapidamente, especialmente com as opções de acabamento brilhantes mostrando sinais de desgaste ainda mais rápido.

Confiabilidade e defeitos típicos

Em termos de confiabilidade, o Renault Fluence resiste ao teste do tempo se for bem cuidado. O problema é que muitos desses carros foram rodados ao longo de sua vida útil e, portanto, não são tão confiáveis quanto se poderia esperar.

  O Renault Scenic é um bom carro?

Os problemas comuns incluem problemas com a caixa de câmbio, alguns sistemas elétricos, suspensão, motor e ar-condicionado. Os piores problemas são possíveis falhas na caixa de câmbio, problemas de ignição e problemas nas buchas que podem causar acidentes.

Preço e praticidade

O Renault Fluence nunca foi um carro caro, mas unidades usadas podem ser compradas por apenas alguns milhares de euros, mas vale a pena evitar esses carros e optar por unidades mais bem conservadas e com um histórico de manutenção adequado. De qualquer forma, você não pagará muito dinheiro por um Fluence e não poderá mais comprar um novo porque a Renault parou de produzi-lo há alguns anos.

A praticidade está no mesmo nível da maioria dos outros carros do segmento, o que significa que ele oferece uma quantidade razoável de espaço para uma família, mas não para transportar adultos. O porta-malas é espaçoso e de fácil acesso, o que o favorece. A visibilidade geral e a facilidade de uso são excelentes, mesmo em comparação com carros muito mais novos.

Seção de perguntas frequentes

Quão seguro é o Renault Fluence?

O Fluence é equipado com todos os itens essenciais, como airbags, ABS, ESC, assistência de frenagem e até mesmo uma câmera de ré. Em termos de proteção geral contra colisões, a classificação de segurança é de 4 de 5 estrelas, o que significa que o Fluence está bem protegido, especialmente para um modelo 2009.

O que deixa o Fluence aquém da maioria dos carros é a disponibilidade de vários sistemas de assistência que simplesmente não estavam disponíveis quando o Fluence chegou ao mercado. Dessa forma, você não deve se preocupar muito se não for muito exigente em relação a itens como assistente de ponto cego, assistente de manutenção de faixa ou controle de cruzeiro adaptativo.

  O Renault Clio é um bom carro?

Quais carros rivalizam com o Renault Fluence?

Os rivais mais conhecidos do Renault Fluence são o Toyota Corolla, que agora é mais moderno e melhor equipado, mas mais caro. O Honda Civic é quase a mesma história, mas o Civic é amplamente considerado um pouco mais agradável de dirigir do que todos os anteriores.

O Hyundai Elantra é o mais confiável da linha, o Nissan Sentra é bastante espaçoso e econômico, enquanto o Mazda 3 é o mais estiloso e não fica muito longe do Civic quando se trata de prazer ao dirigir.

Por que a Renault interrompeu a produção do Fluence?

A Renault parou de produzir o Fluence devido às vendas fracas e ao aumento da popularidade de crossovers e SUVs. O mercado está mudando rapidamente, e a maior mudança é o aumento da popularidade dos SUVs e crossovers, o que basicamente colocou o último prego no caixão do Renault Fluence.

A Renault não parece muito interessada em trazer o Fluence de volta tão cedo, pelo menos não como um carro com motor a combustão. O mundo dos veículos elétricos está se tornando cada vez mais importante e alguns acreditam que o Fluence retornará, mas somente como um veículo elétrico.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts