O Peugeot 508 é um modelo de tamanho médio/grande que foi introduzido pela primeira vez para o ano de 2010 e desde então desovou duas gerações diferentes, sendo que a última foi introduzida em 2018. O 508 é um sedan de 4 portas ou uma propriedade de 5 portas e se encaixa no segmento premium de médio/grande porte que também consiste no VW Passat, e o Skoda Superb.
No que diz respeito à confiabilidade, o 508 parece estar indo bem, desde que você cuide bem dele. Se você o negligenciar e não o mantiver como pretendido, ele vai experimentar todos os tipos de problemas, alguns dos quais são extremamente caros e difíceis de resolver. Os problemas mais comuns com o Peugeot 508 incluem problemas com a eletrônica, que são de fato numerosos.
Outros problemas incluem a água que entra no porta-malas do carro e causa todo tipo de problemas adicionais. Além disso, o 508 é conhecido por sofrer de problemas com o freio de mão, problemas com o sistema de suspensão e problemas com o aquecedor.
No total, o 508 é um carro relativamente moderno que tem muito a oferecer no mercado de carros usados. Ele subtrai seus rivais quando se trata do preço, o que o torna uma pechincha em potencial. No entanto, fique longe de exemplos de alta quilometragem com registros de serviço ruins, pois estes podem ser uma dor de cabeça, mesmo que sejam realmente baratos.
Problemas elétricos
Os problemas elétricos são os mais reclamados com os 508 porque são numerosos e tendem a acontecer com muitos anos de modelo. Estes incluem problemas com a navegação por satélite, que pode se desligar ou ficar sem fio. Felizmente, estes podem ser resolvidos por atualizações de software na maioria dos casos, mas às vezes você terá que substituir a unidade inteira para resolver o problema.
Outros problemas elétricos incluem problemas com os limpadores de janela batendo na carroceria, que podem ser resolvidos através de uma atualização de software ou de um novo limpador de pára-brisa. As travas de alimentação podem falhar, alguns acessórios interiores podem falhar, e a câmera retrovisora nos modelos mais novos é conhecida por ficar em branco às vezes.
Água no porta-malas
Na introdução, mencionamos que a manutenção do 508 é extremamente importante, pois a falta de manutenção tende a causar problemas imensamente graves. Uma questão equivalente é o excesso de água que entra no porta-malas, de tal forma que pode causar grandes poças de água no porta-malas do seu carro. Isto pode mexer com seus componentes elétricos, causar corrosão interior e deixar um cheiro que é realmente difícil de remover.
Tudo isso significa altos custos de reparo e um enorme despejo no valor de revenda do carro. A razão pela qual isto acontece é principalmente devido a problemas de vedação do porta-malas preto do vidro traseiro, que precisam ser inspecionados de tempos em tempos. Se você conseguir pegar um vazamento mais cedo, você pode substituir o selo facilmente e sem nenhuma conta explosiva.
Problemas com o freio de mão
Houve inúmeros relatos sobre a falha no freio de estacionamento do 508, especialmente durante o inverno. Isto pode fazer com que seu carro role, o que é extremamente perigoso. Devido à gravidade do problema, a Peugeot emitiu um recall, mas é provável que alguns 508 proprietários não tenham consertado seus carros. Como tal, não deixe de perguntar aos concessionários Peugeot sobre o VIN do 508 que você está procurando para obter mais informações.
A solução para este problema é bastante simples, pois foi causado por problemas de software relacionados ao tempo, que podem ser corrigidos através de uma simples atualização.
Problemas de Suspensão
O problema mais reclamado sobre suspensão com o 508 é aquele em que os parafusos de fixação da suspensão traseira estão tendo problemas. A Peugeot também lembrou vários modelos devido aos parafusos de fixação da suspensão traseira incorretos, incluindo o 508.
Portanto, se você perceber que o 508 está indo para um lado ou para o outro enquanto o volante está no centro, é provável que os parafusos de fixação da suspensão traseira sejam os culpados.
Problemas com o aquecedor
Por último, mas não menos importante, também precisamos falar sobre os problemas de aquecimento do Peugeot 508 que são conhecidos por sofrer vazamentos no sistema, particularmente na área do pé do motorista. Portanto, se você sentir uma brisa vindo da área do pedal, seu sistema de aquecimento está com vazamentos e precisará ser substituído.
Além disso, vamos mencionar também um problema que não está necessariamente relacionado com o aquecedor, mas que vale a pena mencionar, pois é um problema realmente sério. O 508 pode às vezes sofrer do que é chamado de “fuga térmica” que pode causar um aumento exponencial da temperatura interior e pode até ser letal. Este problema é causado por problemas de alinhamento de eletrodos que deixam entrar vapores tóxicos no interior. A substituição da bateria de tração/ tração geralmente resolve o problema.
Seção FAQ
O Peugeot 508 é um sedan de luxo?
A Peugeot gosta de posicionar o 508 contra o Audi A6, o BMW Série 5, o Volvo S90 e o Mercedes-Benz Classe E, mas isto é um pouco exagerado na maioria dos aspectos. Estes carros por uma vez custaram muito mais dinheiro. Eles são mais bem equipados, têm opções de motores mais fortes e são amplamente considerados como pertencentes ao segmento executive premium.
O 508 tem muito a oferecer em sua respectiva faixa de preço/segmento de mercado, um que certamente não é o segmento executive premium, mas sim uma ponte entre um carro econômico/econômico e um verdadeiro produto premium.
O Peugeot 508 é melhor do que o VW Passat?
O Volkswagen Passat é praticamente um concorrente de frente do Peugeot 508 porque estes dois podem trocar punções por dias. O Passat sedan foi recentemente descontinuado, o que significa que o 508 agora governa o segmento com o Skoda Superb.
No total, o 508 não é tão popular quanto o Passat, mas nos próximos anos haverá novas iterações do sedan 508 que estarão quilômetros à frente do atual B8 Passat.
A manutenção do Peugeot 508 é cara?
Outra área onde o 508 realmente oferece um bom valor é o segmento de manutenção no qual ele reduz a maioria de seus rivais por uma margem considerável. O Skoda e o Passat usam motores VAG típicos que são compartilhados com modelos mais premium como o Audi e o Porsche.
Portanto, estes podem ter um preço para seu segmento enquanto o 508 tem um plano de manutenção razoável e os custos são mais do que aceitáveis para o que o carro é.