Problemas no motor do Peugeot 308 1.6 HDi

Peugeot 308

O motor do Peugeot 308 1.6 HDi é um dos melhores motores da linha 308. É um motor a diesel e muito eficiente. Sua manutenção também é barata e seu desempenho é consideravelmente bom. No entanto, quais são os problemas do motor Peugeot 308 1.6 HDi?

Alguns dos problemas comuns com o motor Peugeot 308 1.6 HDi são problemas de DPF, problemas na junta do cabeçote, marcha lenta irregular, injetores com vazamento e uso excessivo de óleo. Além disso, alguns usuários reclamaram de problemas de partida, falha do turbo e superaquecimento do motor.

Quais são os problemas comuns com o motor Peugeot 308 1.6 HDi?

Problemas com o DPF

Esse é um dos principais problemas com o motor 1.6 HDi. O filtro de partículas diesel (DPF) geralmente fica entupido com excesso de fuligem, o que causa redução do fluxo de escapamento e do desempenho do motor. Quando isso acontece, a regeneração é normalmente necessária para queimar a fuligem bloqueada. No entanto, se o bloqueio for grave, talvez seja necessário limpá-lo ou substituir o DPF.

Uma das melhores maneiras de evitar esse problema é adotar hábitos de mergulho adequados e manter a manutenção regular em dia.

Problemas com a junta do cabeçote

Outro problema comum com o motor Peugeot 1.6 HDi são os problemas na junta do cabeçote. Embora a maioria das juntas de cabeçote falhe devido ao desgaste, elas também podem falhar devido ao superaquecimento ou à manutenção deficiente. Um dos sinais comuns de uma junta de cabeçote estourada é o vazamento de óleo.

  Comprando um Peugeot 3008 usado - Coisas a verificar

Ao contrário de alguns problemas desta lista, se a junta do cabeçote estiver estourada, você terá de visitar um mecânico profissional para substituí-la.

Consumo excessivo de óleo

O consumo de óleo é outro problema do qual os proprietários do Peugeot 308 1.6 HDi têm se queixado. Além disso, a Peugeot recomenda que os proprietários usem óleo de motor 5w30 ou 10w40, que são caros.

A principal causa do uso excessivo de óleo no motor Peugeot 2.6 HDi são os anéis de pistão e as vedações da haste da válvula desgastados. Para corrigir esse problema, talvez seja necessário substituir os anéis de pistão e as vedações da haste da válvula desgastados.

Marcha lenta irregular

Muitos proprietários do Peugeot 308 1.6 HDi também se queixaram de que o carro fica com a marcha lenta quando acelerado. Alguns dos sinais de marcha lenta áspera são uma sensação de tremor e solavanco no carro. Além disso, o motorista pode notar sons estranhos e contagens inconsistentes de RPM.

A principal causa da marcha lenta irregular no Peugeot 1.6 HDi é o entupimento da válvula EGR com carbono. Para corrigir esse problema, você terá de limpar a válvula EGR ou substituí-la.

Injetores com vazamento

Os injetores de combustível do Peugeot 308 também se desgastam após algum tempo. Além disso, eles também podem ser danificados, causando vazamentos. Se os injetores de combustível do seu Peugeot 308 ficarem danificados ou começarem a vazar, é necessário substituí-los.

Falha no turbo

Um sinal comum de falha do turbocompressor é quando o motor do Peugeot 308 1.6 HDi produz fumaça azul ou preta no escapamento. Além disso, pode haver uma perda de potência e aceleração. Para corrigir esse problema, você terá de substituir a válvula EGR e o turbocompressor com defeito. Certifique-se de visitar um mecânico profissional para consertar esse problema, pois a substituição pode ser difícil.

  Peugeot 1,5 BlueHDI 130 problemas

Superaquecimento do motor

A principal razão pela qual o motor superaquece no Peugeot 308 é o fato de o líquido de arrefecimento não fluir pelo sistema como deveria. No entanto, isso pode ocorrer devido à falha na junta do cabeçote, ao termostato preso, à falha na bomba d’água e ao radiador parcial ou totalmente bloqueado.

Para corrigir esse problema, é fundamental que o carro seja diagnosticado e que o problema real seja identificado. Certifique-se de que a peça defeituosa seja consertada ou substituída.

Problemas de partida

Há várias razões pelas quais o motor do Peugeot 308 1.6 HDi pode não dar partida. Alguns deles incluem uma bateria de 12V fraca, um alternador ruim, corrosão nos terminais da bateria, um motor de partida quebrado e velas de ignição com defeito. Certifique-se de que o carro seja inspecionado e que o culpado seja identificado. A peça defeituosa deve ser substituída para corrigir o problema.

PERGUNTAS FREQUENTES

O motor 1.6 HDI do Peugeot 308 é confiável?

Em geral, o motor 1.6 HDi do Peugeot 308 é confiável. No entanto, ele ainda registra vários problemas que podem ser evitados com bons cuidados e manutenção. Mas, quando comparado a outros motores similares, o motor Peugeot 1.6 HDi tem manutenção um pouco mais cara. Além disso, a maioria das agências de confiabilidade atribuiu ao motor 1.6 HDi uma pontuação de confiabilidade acima da média, o que é muito bom.

Quanto tempo durará um motor Peugeot 1.6 HDi?

Como a maioria dos motores da Peugeot, o motor Peugeot 1.6 HDi é muito durável. No entanto, a durabilidade do motor também depende de quão bem o proprietário faz a manutenção do carro. Em média, o motor Peugeot 1.6 HDi dura 200.000 quilômetros. Como se trata de um motor a diesel, ele pode durar até mais de 200.000 milhas com reparo e manutenção adequados.

  Problemas comuns com o Peugeot 4007

O Peugeot 308 HDi é um bom carro?

Sim, o Peugeot 1.6 HDi é um excelente carro. Isso se deve ao fato de ser compacto, mas espaçoso. Ele também vem com uma cabine moderna com um amplo espaço de carga. Além disso, ele vem com um motor confiável, mas com alguns problemas. Mas, com os devidos cuidados e manutenção, esse carro pode durar muito tempo.

O que significa o motor 1.6 HDi?

HDi é um motor a diesel (HDi significa injeção direta de alta pressão) eHDi – um motor a diesel com tecnologia de partida e parada. Esse motor funciona desligando quando o veículo fica parado (como em semáforos) e reinicia quando o acelerador é pressionado.

Qual é a diferença entre os motores TDI e HDI?

O motor HDI é uma unidade common rail de 16 válvulas com 90 ou 110 bhp. Por outro lado, o TDI é uma unidade PD (pré-common rail) de 8 válvulas com 105 cv e existe desde o início da década de 1990. Observe que HDI significa High-Pressure Direct Injection (injeção direta de alta pressão), enquanto TDI significa turbocharged direct injection (injeção direta turbinada).

Conclusão

O Peugeot 308 1.6 HDi é um carro compacto, elegante e cheio de estilo. Ele também é econômico, espaçoso e prático. No entanto, o motor Peugeot 1.6 HDi apresenta vários problemas, incluindo problemas na junta do cabeçote, problemas com o DPF, marcha lenta irregular, consumo excessivo de óleo e injetores com vazamento.

De modo geral, o motor Peugeot 1.6 HDi é confiável e durável. Com bons cuidados e manutenção, o proprietário deve esperar que o motor funcione por mais de 200 mil quilômetros.

James May

A grande paixão de James são os carros. Ele tem publicado conteúdo na Carros Luxuosos A2Z desde o seu início, na primavera de 2021.

Recent Posts